13/10/2025 15h55
Prefeitura de Maracaju reforça responsabilidade compartilhada na destinação de resíduos de saúde
A partir de 31 de outubro de 2025, a Prefeitura de Maracaju dará um novo passo rumo à sustentabilidade e à responsabilidade ambiental, encerrando o serviço de coleta, transporte, tratamento e destinação dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) de empresas particulares e profissionais liberais, como clínicas, consultórios, farmácias e demais estabelecimentos do segmento.
A medida cumpre o que determina a Lei Federal nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Conforme a legislação, cada gerador privado é responsável pela destinação adequada de seus próprios resíduos, garantindo que o ciclo de descarte seja feito de forma correta, segura e ambientalmente responsável.
Com o novo modelo, os estabelecimentos privados deverão contratar empresas licenciadas para realizar o manejo dos resíduos de saúde. Já os serviços públicos, como os postos de saúde e o Hospital Municipal, continuarão a ter o atendimento mantido pela Prefeitura.
O gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedema), explicou que essa transição é essencial para fortalecer a consciência ambiental e promover o cumprimento das normas que asseguram o cuidado com a saúde coletiva e o meio ambiente.
“Nosso objetivo é garantir que todos façam sua parte. A gestão adequada dos resíduos de saúde é um compromisso com a vida, com o meio ambiente e com o futuro da nossa cidade”, destacou Nobuyoshi Ogiwara
A Prefeitura reforça que está à disposição para orientar e esclarecer dúvidas sobre o processo de adequação. O atendimento ocorre na Gerência de Resíduos Sólidos, localizada na Rua Dracena, 2410 – Centro, ou pelo telefone (67) 98457-4243.
Essa é mais uma ação que reforça o compromisso de Maracaju com a sustentabilidade, a saúde pública e o cumprimento da legislação ambiental.