12/10/2025 15h41
Vencedores: Africanos vencem a categoria elite da Corrida do Pantanal 2025
Os atletas Mark Kiptoo (Uganda) e Desta Cebera Denise (Etiópia) venceram a categoria elite da meia-maratona da Corrida do Pantanal 2025, neste domingo (12/10). O evento, realizado no fim de semana, reuniu 25 mil pessoas para as corridas de 5, 10 e 21 km, além da caminhada de 5 km e da corrida kids, nos altos da avenida Afonso Pena, em Campo Grande.
Entre as mulheres, a campo-grandense Kleidiane chegou em terceiro lugar e foi a melhor brasileira.
“No ano passado fui quarta colocada e segunda melhor brasileira, e agora fui a melhor brasileira. Percurso bem difícil, na parte final esquentou bastante e o calor limita um pouco. Mas graças a Deus, deu tudo certo”, resumiu.
O queniano Mark Kiptoo aprovou o percurso da meia-maratona.
“Estou muito feliz, gostei da prova. Me senti muito bem. Devo voltar para casa e me preparar para disputar a São Silvestre em dezembro, em São Paulo”, disse.
Campeão dos 15 km no ano passado na Corrida do Pantanal, o mato-grossense Wendell Jerônimo Reis foi o melhor brasileiro da meia-maratona, chegando em segundo.koreoficial.com.br/
“Foi uma superação total. O percurso é muito desafiador, quatro subidas muito difíceis depois dos 5 km. No final, consegui fazer uma virada gigantesca pois estava em terceiro”, disse.
Corrida do Pantanal já é tradição de MS, diz Sérgio Longen
Ao falar sobre a Corrida do Pantanal, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou que o evento se consolida como uma das principais corridas de rua do cenário nacional.
“Nossa prova segue superando números a cada ano. Vemos as famílias participando de uma maneira muito leve e alegre, e isso é muito importante para nós. A Corrida do Pantanal marca o aniversário do Estado e já é uma tradição. Parabéns Mato Grosso do Sul pelos seus 48 anos, parabéns a todos que engrandeceram a Corrida do Pantanal”, disse o líder empresarial.
O diretor-geral da Rede Matogrossense de Comunicação, Nicomedes Silva Filho, valorizou o apoio da TV Morena ao esporte em Mato Grosso do Sul ao longo de sua história.
“A Rede Matogrossense de Comunicação completa 60 anos, e nessas seis décadas a gente investe e acredita muito que através do esporte é possível desenvolver cidadãos do bem, promovendo não só a saúde e o bem-estar, mas também uma sociedade melhor”, afirmou.
O atleta do Sesi e campeão mundial de atletismo, Yeltsin Jacques, falou do sentimento de ser padrinho da Corrida do Pantanal pela quarta vez consecutiva.
“Encontrei inúmeras pessoas me falando que se inspiraram na minha história e trajetória como atleta paralímpico de Mato Grosso do Sul. A Corrida do Pantanal é a prova mais inclusiva do Brasil, e me sinto muito honrado e orgulhoso de ser o padrinho dessa prova mais uma vez”, disse Jacques.
Categoria PcD
O paulista Leonardo de Melo foi tricampeão da Corrida do Pantanal entre os cadeirantes. O desafio da meia-maratona não intimidou o experiente competidor.
“Quero agradecer a toda organização e a cidade, estão de parabéns. A meia-maratona foi muito sofrida, 10 km de subida e vento contrário, mas a gente que está bem preparado, com o psicológico em dia, tira de letra”, disse.
Leonardo Moraes, de Bonito, foi o campeão entre os deficientes visuais da prova de 21 km.
“Graças a Deus e com a ajuda do guia, consegui chegar em primeiro. Esse prêmio é diferente, outras provas no Brasil não têm o que a Corrida do Pantanal oferece. Todo mundo quer estar aqui”, afirmou.
Categoria industriário
O campeão da meia-maratona entre os industriários, Pablo Fagundes da Costa, chamou atenção para a dificuldade do percurso de Campo Grande.
“Estou feliz de participar da primeira edição da meia-maratona. Um percurso muito técnico, duro, com muitas subidas, mas a gente vem treinando e fazendo o nosso trabalho”, disse.
A campeã dos 21 km na categoria indústria, Ana Sabrina da Silva, é paranaense de Cascavel e conta que o principal desafio foi encarar as altas temperaturas.
“Saí de Cascavel com 8 graus e cheguei aqui com 35. Já corri no MS e o desafio maior é o calor. Aqui é o meu percurso favorito, vim me desafiar. Foi uma prova muito linda, e ano que vem quero voltar a me desafiar novamente aqui.
Confira os vencedores da Corrida do Pantanal 2025:
Elite masculino - 21 km
1º - Mark Kiptoo – 1:06:30
2º - Wendell Jerônimo Souza – 1:06:38
3º - Dismas Nyabira Okioma – 1:06:45
4º - Glenison Gilbert de Carvalho – 1:09:30
5º - Maurinaldo dos Santos – 1:09:40
Elite feminino - 21 km
1º - Desta Cebera Denise – 1:18:52
2º - Emily Chebet – 1:18:59
3º - Kleidiane Barbosa Jardim – 1:20:50
4º - Felismina Vendohali Tchihanda Cavela da Silva – 1:21:12
5º - Viola Jelagat Kogei – 1:21:19
Visual 21 km - masculino
1º - Leonardo Moraes da Silva Messias
2º - Felipe Leonardo Carcino
3º - Aparecido Rodrigues Santana
Visual 21 km – feminino
1º - Edineusa de Jesus Santos
2º - Josimara Andrade
Cadeirante 21 km – masculino
1º - Leonardo Melo
2º - Carlos Pierre Silva de Jesus
3º - Rogério Costa Lima
Indústria feminino – 21 km
1º - Ana Sabrina da Silva
2º - Clarice Clair Lang
3º - Ketroeen Vanessa Lucena
4° - Janivan Lima da Silva
5° - Mirian Jackeline Esteche Pavão Vasques
Indústria masculino – 21 km
1º - Pablo Fagundes da Costa
2º - Wilson Alves de Araújo Júnior
3º - Diego de Oliveira Primo
4° - Antônio Higa Paiva Souza
5° - Rodrigo Sobral Santana