- mell280
12/10/2025 08h57
Fundação Lemann anuncia novo Centro Lemann de Zurique sob a liderança dos ganhadores do Prêmio Nobel de Economia Esther Duflo e Abhijit Banerjee
Esta será a sexta iniciativa da Fundação Lemann em parceria com universidades internacionais para pesquisas e formação. As outras cinco estão nos Estados Unidos e no Reino Unido, nas universidades de Harvard, Stanford, Columbia, Illinois e Oxford;
- Entre os temas que serão desenvolvidos no novo centro estão educação, desenvolvimento social, desigualdade e inovação no setor público, com o objetivo de contribuir para o enfrentamento dos desafios do Brasil
Os economistas Esther Duflo e Abhijit Banerjee, ganhadores do Prêmio Nobel de Economia em 2019 e dois pioneiros na área de economia do desenvolvimento, são os pesquisadores que irão liderar o novo centro de excelência idealizado pela Fundação Lemann em parceria com a Universidade de Zurique, na Suíça. O Centro Lemann de Zurique será a sexta iniciativa da Fundação Lemann em parceria com universidades internacionais para o desenvolvimento de estudos, pesquisas e formação de lideranças, sendo quatro nos Estados Unidos (Universidades de Harvard, Stanford, Columbia e Illinois) e um no Reino Unido (Universidade de Oxford).
O novo Centro Lemann, em parceria com a Universidade de Zurique, começará suas atividades em julho de 2026. Ele reforça a conexão global da Fundação Lemann com centros de excelência na geração de conhecimento para contribuir com o enfrentamento dos principais desafios do Brasil em áreas como educação, desenvolvimento e políticas públicas. O objetivo será a produção de pesquisas, estudos e a formação de lideranças diversas e engajadas com a transformação social.
“O novo Centro Lemann nos permitirá ampliar e aprofundar nosso trabalho, que conecta pesquisa acadêmica, mentoria de estudantes e impacto em políticas públicas concretas”, afirma Esther Duflo, diretora científica do Centro Lemann da Universidade de Zurique. Abhijit Banerjee, codiretor, acrescenta: “Não temos dúvida de que será um ambiente excelente para conduzirmos nossa pesquisa e nosso trabalho em políticas nos próximos anos”, reforça.
"Hoje é o início da parceria da Fundação Lemann e a Universidade de Zurique, um reconhecido centro de excelência acadêmica. A presença de Esther Duflo e Abhijit Banerjee, dois pesquisadores de grande trajetória de contribuição à sociedade, reforça o potencial dessa parceria para transformar conhecimento em soluções concretas e formar novas lideranças. Sempre acreditei que investir em pessoas e promover o diálogo é o melhor caminho para gerar mudanças duradouras. Estou seguro que essa iniciativa também acelerará os esforços da minha fundação familiar em melhorar a educação pública brasileira e ajudar o país a se desenvolver cada vez mais”, afirma o presidente do Conselho da Fundação Lemann, Jorge Paulo Lemann.
Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann, também destaca a importância da parceria: “O Centro Lemann de Zurique reforça nossa conexão global com importantes universidades internacionais, como Harvard, Illinois, Stanford, Oxford e Columbia. Este novo polo de conhecimento com a Universidade de Zurique será um espaço estratégico para gerar pesquisas, apoiar debates e desenvolver soluções para os grandes desafios do Brasil e do mundo, tendo como base sempre o olhar para a aprendizagem de todas as crianças, foco na redução das desigualdades e no impacto em escala”.
Universidade de Zurique
O Centro Lemann será vinculado ao Departamento de Economia da Universidade de Zurique, uma das principais instituições públicas da Suíça e referência internacional em pesquisa sobre educação e desenvolvimento econômico. Além disso, o Departamento de Economia se destaca entre os 20 melhores do mundo na área. Com um corpo docente interdisciplinar e estudos aplicados a temas como capital humano, desigualdade, desenvolvimento na primeira infância, saúde, mercado de trabalho e governança, o departamento oferecerá uma base acadêmica para apoiar a missão do Centro.
“Estamos muito satisfeitos que dois dos economistas mais influentes do mundo estejam se juntando à Universidade de Zurique”, afirma o reitor da universidade, Michael Schaepman. “Eles fortalecerão a visibilidade internacional da nossa instituição e tornarão Zurique um polo ainda mais atraente para a educação e a pesquisa em economia”.
O investimento da Fundação Lemann no Centro Lemann da Universidade de Zurique é de 26 milhões de francos suíços, o equivalente a cerca de 33 milhões de dólares e em torno de 174 milhões de reais. Os recursos cobrirão, além da permanência dos diretores e dos custos operacionais, bolsas de mestrado para brasileiros e fundos para pilotos de políticas e inovações.
Temas estratégicos e formação de lideranças
Entre os temas que serão desenvolvidos no novo centro estão educação, desenvolvimento social, desigualdade e inovação no setor público. Assim como em todos os centros idealizados pela Fundação Lemann, é garantida a independência da pesquisa e a liberdade acadêmica.
“A criação do Centro Lemann de Zurique é mais um passo da Fundação Lemann no compromisso de investir em estudos e pesquisas que gerem conhecimento e evidências para enfrentar os principais desafios do nosso tempo. Nosso compromisso é contribuir com o desenvolvimento do Brasil”, destaca Mizne.
Além da geração de conhecimento, o novo centro de excelência em Zurique também apoiará a formação de lideranças com foco em transformação social. As iniciativas serão realizadas por meio de bolsas de mestrado, visiting e cursos online.
Também será criada uma plataforma de pesquisas, que funcionará como um laboratório de intervenções, testando e adaptando inovações para o contexto brasileiro, com workshops de conexão entre pesquisadores e formuladores de políticas públicas. Ainda estão previstos encontros temáticos que reunirão pesquisadores e gestores públicos para cocriar políticas baseadas em evidências.
Por fim, haverá uma parceria com o Insper, no Brasil. Atualmente, a instituição brasileira já abriga o escritório para a América Latina do J-PAL (The Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab), principal rede global de pesquisa em políticas públicas baseadas em evidências fundada pelos diretores Duflo e Banerjee. O Insper também atua como um dos polos para programas de mestrado da Rede ADEPT (Aliança Internacional sobre Dados, Avaliação e Formação em Políticas Públicas), voltada à formação de líderes e formuladores de políticas em dados e avaliação do J-PAL. O novo Centro Lemann em Zurique conectará essas duas iniciativas, unindo pesquisa de ponta e capacitação prática, com foco em fortalecer a cooperação entre Brasil e Suíça.
A Fundação Lemann busca fomentar trajetórias de lideranças comprometidas em encontrar soluções para os desafios do nosso país e estimular a produção de conhecimento que contribua para o seu desenvolvimento.
Sobre a Fundação Lemann
A Fundação Lemann é uma organização filantrópica familiar, independente e apartidária, que desde 2002 fortalece a educação pública e apoia o desenvolvimento de lideranças diversas e representativas. Juntos, somamos forças com organizações, especialistas e Centros de Pesquisa, investimos em iniciativas inovadoras e produzimos conhecimento aplicado para impulsionar mudanças sistêmicas. Até 2031, nossas ações estão focadas na alfabetização na idade certa, na recomposição das aprendizagens com equidade racial e na conexão de lideranças comprometidas com a transformação do Brasil.
Para saber mais sobre a Fundação Lemann acesse o site e o Relatório Anual 2024.