12/10/2025 05h42
Padrinho da Corrida do Pantanal, Yeltsin Jacques fala da importância do esporte desde a infância
Para Yeltsin, a inclusão dos pequenos representa um avanço no incentivo à prática esportiva em MS
O atleta paralímpico Yeltsin Jacques, padrinho da Corrida do Pantanal 2025, falou neste sábado (11) sobre a importância de incentivar o esporte desde a infância. O atleta falou com a reportagem momentos antes da prova de caminhada de 5 km, que integrou o evento, realizado em Campo Grande.
Além da caminhada, a programação contou com a primeira edição da Corrida Kids, que reuniu dezenas de crianças. Para Yeltsin, a inclusão dos pequenos representa um avanço no incentivo à prática esportiva no Estado.
“Estamos acompanhando a caminhada e também a Corrida Kids, que esse ano foi a primeira vez que foi introduzida na Corrida do Pantanal. Vendo as crianças correrem, me lembrei da minha primeira corridinha, quando eu tinha 8 anos. Minha mãe guarda até hoje a medalha daquela prova”, contou o atleta.
Yeltsin ressaltou que a Corrida do Pantanal é um evento que valoriza a inclusão em todas as idades e níveis de preparo.
“Eu sempre falo que a Corrida do Pantanal é a corrida que mais inclui no Brasil, desde as crianças até os idosos, ou pessoas que estão começando agora. Quantas histórias nascem aqui, de quem participa da caminhada ou das provas. É inspirador ver as crianças iniciando nesse ambiente”, destacou.
Leia mais
Com 20 anos de trajetória no atletismo, Yeltsin é tricampeão paralímpico e seis vezes campeão mundial, mas não esquece suas origens. Ele reforçou que o amor pelo esporte nasce na infância.
“Tudo começou ali na base. As primeiras medalhinhas têm um valor enorme para uma criança. Ver a felicidade delas, os pais aplaudindo, as crianças interagindo e convivendo com as diferenças, isso é o que realmente importa”, afirmou.
O atleta também comentou sobre a expectativa para as provas principais da corrida, que acontecem neste domingo (12).
“Amanhã teremos a estreia da prova de 21 km, substituindo os 15 km das edições anteriores. Vamos ter atletas de três países africanos e de diversos países sul-americanos, além da categoria industrial, que vem muito forte. O nível da elite masculina e feminina está altíssimo, será uma prova de grande qualidade técnica”, adiantou.
Encerrando sua fala, Yeltsin destacou o orgulho em representar o evento e o Estado. “Me sinto muito honrado em ser mais uma vez padrinho da Corrida do Pantanal e feliz em ver esse crescimento. É bonito ver as crianças brincando, as famílias participando e o Mato Grosso do Sul comemorando seu aniversário com saúde e esporte”, concluiu