PUBLICIDADE

Corporate Finance em Ohio: executivos aplicam na prática conceitos de finanças globais


PUBLICIDADE
  • mell280

11/09/2025 14h47

Corporate Finance em Ohio: executivos aplicam na prática conceitos de finanças globais

Rodrigo Ribeiro


De hedge a finanças descentralizadas, experiência internacional reforça governança, valuation e inovação como pilares da tomada de decisão

Profissionais que atuam com finanças e mercado financeiro têm investido em cursos internacionais de curta duração - duas semanas - para ampliar seus portfólios de atuação, colocando na prática conceitos globais da área. Esse é o caso de Matheus Rodrigues e Caio Garcia, que ao lado de dezenas de outros profissionais, realizaram um programa executivo de Corporate Finance pela Laiob - Global Executive Education, na Ohio University, uma das instituições mais renomadas dos Estados Unidos. 

Ambos moram no Brasil, atuam em grandes empresas e viram no curso uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos na área, principalmente, tendo a estabilidade do mercado americano como base para novas perspectivas sobre volatilidade, taxa de risco, hedge e outros. 

“Quando vamos estudar finanças nos Estados Unidos compreendemos que eles atuam num mercado consideravelmente mais estável que o nosso aqui no Brasil, isso, por si só, já é uma grande diferença que tem que ser pesada na absorção do conteúdo apresentado nas aulas. Quando você olha o conceito de volatilidade cambial, equilíbrio fiscal, taxa de retorno, taxa livre de risco e etc., que eles possuem é plenamente assustador a diferença para o que temos aqui”, conta Matheus. 

Atualmente, o profissional é FP&A Manager no Grupo OLX e tem utilizado estratégias de hedge para aumentar a previsibilidade e estabilidade de receitas e custos. “Minha maior satisfação é conseguir a maior assertividade possível do budget anual que fazemos, assim como dos ciclos de forecast. O conteúdo que o Professor Dr. Lee Walkman passou foi excelente, além do material que é completíssimo e uma fonte de constante consulta pra mim”, comenta Matheus. 

Outro ponto destacado por ele foi a apresentação de ferramentas avançadas de análise aplicadas a budgets, forecasts e decisões estratégicas. “Me foram apresentadas duas ferramentas bem bacanas que eu não conhecia para apoiar em processos de Valuation,
que aceleram demais todo o processo de captura de informações base para um bom Valuation. Tenho usado com bastante frequência ambas”, diz.

Já Caio Garcia é Head de Estratégia e Finanças na Krispy Kreme Brasil e foi um dos responsáveis pela implantação e estruturação da primeira unidade da marca no Brasil, em abril deste ano, em São Paulo. “A disciplina de avaliação de investimentos foi extremamente útil em um momento em que esse era justamente meu foco no dia a dia, permitindo analisar projetos e operações com mais precisão e segurança”, conta. 

Segundo Caio, a matéria de governança corporativa também chamou a atenção e permitiu a aplicação prática dos conceitos. “Não apenas em análises, mas também ao criar e implementar práticas de governança em uma empresa do zero, estruturando processos de tomada de decisão e transparência que antes não existiam. Essa vivência transformou a forma como enxergo a sustentabilidade de longo prazo dos negócios”, diz.

Ainda de acordo com Caio, ferramentas relacionadas a valuation desenvolvidas durante o programa são fundamentais para criar modelos financeiros de longo prazo, orçamentos anuais e acompanhar peers do mercado de forma constante. “Um dos modelos que mais utilizo no meu cotidiano, e que aprofundei nas aulas, é a análise de valuation por múltiplos combinada à definição de estrutura de capital”, diz.

DeFi - Decentralized Finance
O conteúdo sobre DeFi (finanças descentralizadas) e seus impactos sobre governança corporativa e gestão de riscos foi um dos que mais impactaram os profissionais, ampliando a visão de tesouraria e de futuro do setor financeiro. “No ambiente atual, cada vez mais volátil e tecnológico, considero o tema mais inovador do programa. Abriu minha visão para transformações que podem mudar a forma como empresas captam recursos, se financiam e constroem confiança com stakeholders”, comenta Caio. 

É um tema super moderno e que vai, com certeza, permear qualquer área financeira, de qualquer empresa e em qualquer mercado, e que eu tinha pouquíssimo conhecimento até este curso na Ohio University”, comenta Matheus que intensificou os estudos sobre o assunto após o programa. “Algumas empresas, até em indústrias mais tradicionais, e governos já começam a fazer reservas em criptos, digitalizando carteiras etc, lançando mão da nova economia como uma fonte de diversificação e redução de volatilidade”, completa. 

Conteúdo do programa
Essa aplicabilidade dos conteúdos do programa, com impacto imediato no dia a dia dos profissionais, foram pontos essenciais destacados por Caio e Matheus. “O acesso a um material rico e as discussões práticas durante o programa fizeram toda a diferença, pois me deu a segurança de aplicar esses métodos em contextos estratégicos e de alto impacto para a empresa”, diz Caio.

“O aprendizado no trabalho é exponencial, mas muitas vezes enviesado. O aprendizado na sala de aula te capacita para avaliar e adequar a teoria à prática”, completa Matheus. Os interessados nos programas executivos da Laiob - Global Executive Education podem acessar o site da empresa para conhecer mais sobre os cursos e se programar para os processos seletivos. 

 

De hedge a finanças descentralizadas, experiência internacional reforça governança, valuation e inovação como pilares da tomada de decisão Matheus Fernandes durante a aula do programa de Corporate Finance Corporate Finance em Ohio: executivos aplicam na prática conceitos de finanças globais


 


 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE