30/08/2025 15h39
Personalidades lamentam morte de Luis Fernando Verissimo: 'Legado que não vai se esvair'
O escritor estava internado em um hospital de Porto Alegre (RS) desde 11 de agosto. Ele morreu em decorrência de complicações de uma pneumonia, aos 88 anos. A obra do romancista marcou a TV, o cinema e o teatro após ganhar o Brasil nas páginas dos jornais e livros.
Personalidades lamentaram neste sábado (30) a morte de Luis Fernando Verissimo, um dos maiores nomes da literatura brasileira. Ele estava internado desde 11 de agosto na UTI do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), e morreu em decorrência de complicações de uma pneumonia, aos 88 anos. A obra do romancista marcou a TV, o cinema e o teatro após ganhar o Brasil nas páginas dos jornais e livros. O escritor teve mais de 70 títulos publicados e 5,6 milhões de cópias vendidas, entre crônicas, romances, contos e quadrinhos. (leia mais abaixo)
Em entrevista à GloboNews, a escritora e jornalista Cíntia Moscovich, amiga de Verissimo, lembrou o legado do romancista. "Ele fazia questão de estar muito próximo de todos nós, que vivemos a literatura", disse. "Verissimo estreitava e formava um núcleo agregador em Porto Alegre e no Brasil, que fazia com que a gente se comunicasse com os vários 'Brasis' que existem, em termos literários e afetivos", disse. "Luis Fernando estava sempre presente — e não era muito de falar, mas de olhar."
LEIA TAMBÉM:
Em publicação no X, o presidente Lula afirmou que Verissimo foi dono de múltiplos talentos e cultivou inúmeros leitores em todo o Brasil com suas crônicas, contos, quadrinhos e romances.
"E, como poucos, soube usar a ironia para denunciar a ditadura e o autoritarismo; e defender a democracia", escreveu o presidente.
"Eu e Janja deixamos o nosso carinho e solidariedade à viúva Lúcia Veríssimo – e a todos os seus familiares", concluiu.
Lula homenageia Luis Fernando Verissimo. — Foto: Reprodução/X
Vice-presidente Geraldo Alckmin
O vice-presidente Geraldo Alckmin descreveu Verissimo como um "brasileiro que ostentou distinção na escrita por meio de suas crônicas e livros que traduziam o Brasil com humor, sátiras e uma inteligência impar".
Academia Brasileira de Letras
Em sua página oficial no Instagram, a Academia Brasileira de Letras lembrou a trajetória de Verissimo e manifestou solidariedade à esposa, Lúcia, aos filhos, Fernanda, Mariana e Pedro, e aos netos, amigos e leitores.
"Verissimo nos ensinou a imaginar uma vida mais leve", escreveu a ABL.
Angeli, cartunista
Nas redes sociais, o cartunista Angeli prestou homenagem e manifestou solidariedade à família do escritor. "Todo amor para Lúcia, Fernanda, Mariana, Pedro e família. Imensurável é 'o pai'", escreveu.
Itamar Vieira Junior, escritor
O escritor Itamar Vieira Junior, autor do romance Torto Arado, também homenageou Verissimo nas redes sociais. "Uma lágrima e muitas salvas, Mestre Luís Fernando Veríssimo!", escreveu.