28/08/2025 11h21
Com 574 mil empregos gerados na cadeia produtiva e 33 fábricas, o Sistema Coca-Cola Brasil movimenta R$87,5 bilhões na ecomonia brasileira
Em nova campanha "Feita com todo o Brasil" a Coca-Cola Brasil traduz - com personagens reais - os números de seu impacto no país
Presente em mais de 1 milhão de pontos de venda, com mais de 83 anos de atuação no país, o Sistema Coca-Cola Brasil mantém uma presença relevante na economia nacional e na vida das comunidades em que atua. A companhia movimenta R$ 87,5 bilhões na economia brasileira – o equivalente a 0,7% do PIB nacional. Os dados foram levantados pela consultoria independente Steward Redqueen no Estudo de Impacto Socioeconômico que detalha como o modelo de negócios do Sistema cria valor ao longo de toda a cadeia produtiva brasileira, desde a agricultura até o comércio.
Mais do que ser feita para os brasileiros ou por brasileiros, a nova campanha publicitária da companhia, intitulada “Feita com todo o Brasil”, coloca em evidência a conexão intrínseca entre o Sistema Coca-Cola e o país, demonstrados pelo estudo. Por meio de histórias reais, a campanha evidencia como agricultores, comerciantes e funcionários do Sistema são impactados positivamente pela operação.
“Não se trata apenas de produzir bebidas que fazem parte do dia a dia das pessoas. Nosso modelo de negócios nos permite operar como um motor econômico robusto, promovendo emprego, renda e impacto direto na vida de milhares de famílias. Atuamos de maneira transversal, apoiando setores estratégicos como a agricultura familiar e o comércio em todas as regiões do Brasil”, afirma Luciana Batista, presidente da The Coca-Cola Company para o Brasil e Cone Sul.
A pesquisa também aponta que, a cada dólar gasto pelos consumidores em bebidas da Coca-Cola no Brasil, são gerados 94 centavos de dólar em valor para a economia, ou seja, as compras impulsionam rendimentos e empregos, evidenciando a relevância da operação na vida dos brasileiros.
Formado por sete grupos fabricantes - Andina, Bandeirantes, Brasal, FEMSA, Solar Coca-Cola, Sorocaba e Uberlândia – e a Leão Alimentos e Bebidas – o Sistema Coca-Cola Brasil conta com 33 fábricas espalhadas em todo o território nacional. O estudo revela que a companhia é responsável pela geração de mais de 574 mil empregos em toda a sua cadeia produtiva. Com isso, as famílias brasileiras registraram mais de R$ 25,9 bilhões destinados a salários - sendo R$ 5 bilhões provenientes diretamente daqueles pagos aos colaboradores do Sistema.
Já as empresas brasileiras que integram a cadeia de valor beneficiaram-se de mais de R$ 14,6 bilhões utilizados para a compra de bens e serviços, como resultado de parcerias comerciais com o Sistema Coca-Cola e seus fornecedores. Entre os setores beneficiados, o comércio se destaca, com mais de R$ 28,2 bilhões em valor agregado no período analisado. Além disso, a companhia consolida-se como a maior compradora de frutas do país e apoia a agricultura familiar por meio de programas que já impactam cerca de 25 mil pequenos e médios agricultores no país.
“Somos um Sistema 100% integrado com o Brasil, movido por brasileiros em todas as etapas da cadeia de valor – do campo à indústria, da logística ao comércio. Nosso esforço gera redes produtivas robustas, valor compartilhado e impacto direto no fortalecimento das comunidades onde estamos presentes”, reforça Luciana Batista.
Os resultados da pesquisa reforçam o compromisso do Sistema Coca-Cola Brasil que se traduz ainda pelo ciclo constante de investimentos no país – só em 2025, foram mais de R$ 7 bilhões aplicados em iniciativas que fortalecem a operação e impulsionam setores estratégicos da economia nacional. O aporte dá continuidade ao investimento de R$ 4 bilhões realizado em 2024, evidenciando a consistência e a ampliação dos esforços do Sistema em gerar valor sustentável, fomentar o desenvolvimento econômico e reforçar sua presença em todas as regiões do país.
SOBRE A CAMPANHA
Com o mote “Feita com todo o Brasil”, a campanha vai além da presença no país: ela evidencia a construção coletiva do Sistema Coca-Cola, protagonizada por milhares de brasileiros. Com uma narrativa sensível e autêntica, o filme principal acompanha a jornada de um caminhoneiro ao som de “A Vida do Viajante”, clássico de Luiz Gonzaga. Filmado em um cenário real, o vídeo atravessa paisagens, sotaques e cotidianos, capturando a conexão da marca com diferentes contextos culturais e regionais.
Além do filme hero, três minidocumentários aprofundam esse olhar, apresentando histórias reais de personagens que refletem o impacto do Sistema Coca-Cola. No Ceará, Dona Antônia, dona de um mercadinho há décadas, mantém uma parceria de 28 anos com a Solar Coca-Cola, fundamental para seu negócio. No Rio Grande do Sul, Seu Ambrósio e o filho Moisés preservam a tradição familiar no cultivo de erva-mate, com apoio da Leão Alimentos e Bebidas. Já em São Paulo, na Coca-Cola Femsa Brasil, Marcos Antônio, hoje lidera área de canais digitais dentro da companhia, simbolizando como a empresa também impulsiona carreiras.
Os protagonistas da campanha não apenas fazem parte da nossa cadeia — eles são o coração dela”, afirma Thais Moraes, diretora de Comunicação da Coca-Cola para Brasil e Cone Sul. “Mais do que falar sobre a marca, queremos transformar em sentimentos as histórias reais de quem está por trás da nossa cadeia de valor, aquilo que muitas vezes é evidenciado apenas nos números. Nosso sistema está em todo o Brasil e esta campanha é a prova real disso: somos feitos com os brasileiros”, conclui.
Desenvolvida pela agência BananaBR, com produção da Kombat Filmes, a campanha se desdobra em filmes, peças digitais e conteúdo para mídia OOH, com veiculação nacional. Um dos destaques é a peça animada para OOH digital, desenvolvida com o uso de ferramentas visuais de inteligência artificial.
SOBRE O SISTEMA COCA-COLA BRASIL
Há mais de 80 anos no Brasil, o Sistema Coca-Cola Brasil é formado por sete grupos fabricantes e conta com 33 fábricas espalhadas pelo país, responsáveis por produzir e distribuir um portfólio diversificado de bebidas que acompanham os gostos e estilos de vida dos brasileiros. Presente em mais de 1 milhão de pontos de venda, o Sistema movimenta bairros, cidades e comunidades, gerando cerca de 570 mil empregos em sua cadeia de valor.
Guiado pelo propósito de “Refrescar o Mundo e Fazer a Diferença”, o Sistema Coca-Cola Brasil mantém um compromisso contínuo com o desenvolvimento econômico, social e ambiental. O Sistema investe em iniciativas de impacto positivo, como projetos que apoiam a preservação e o acesso à água, o combate à fome, o fortalecimento da cadeia da reciclagem e a gestão de resíduos, além da geração de oportunidades para jovens e empreendedores. Com investimentos contínuos e visão de longo prazo, o Sistema Coca-Cola Brasil atua em rede com parceiros que contribuem para a construção de um futuro de crescimento sustentável.