- mell280
25/08/2025 13h06
Safra brasileira 2025/26 de algodão tem área reduzida para 1,44 milhão de ha e consumo doméstico cai 35 mil t
Porém, ciclo 2024/25 tende a registrar produção recorde, atingindo 3,9 milhões de toneladas
A safra brasileira 2025/26 de algodão deve ter redução na área plantada, de acordo com levantamento da StoneX, empresa global de serviços financeiros. Ao todo, a área no Brasil para o ciclo que está por vir deve ser de 2,04 milhões de hectares, redução de 3,5% em comparação com a safra 2024/25.
Segundo o analista de Inteligência de Mercado da StoneX, Raphael Bulascoschi, produtores mato-grossenses projetam uma redução mais acentuada, com área de 1,44 milhão de hectares — queda de 75 mil hectares. “Considerando uma produtividade dentro da tendência, a produção deve alcançar 3,7 milhões de toneladas no ano que vem, representando um recuo de 4,3% frente à safra atual”, destaca Bulascoschi.
O cenário é diferente ao olhar para a safra 2024/25, em que a produção recorde de 3,9 milhões de toneladas da pluma deve se confirmar. “Ainda assim, o excesso de umidade registrado em agosto pode ter comprometido a qualidade da pluma remanescente em Mato Grosso, fator que seguirá no radar do mercado brasileiro de algodão nas próximas semanas”, afirma o analista.
Embarques lentos e consumo doméstico em queda
De acordo com o levantamento, os embarques de algodão têm registrado ritmo mais lento nas últimas semanas. Apesar disso, a projeção de exportações para 2025 permanece em 2,9 milhões de toneladas, com expectativa de maior intensidade nos embarques no quarto quadrimestre.
No recorte de consumo doméstico, a StoneX revisou para baixo a estimativa para a safra 2025/26, agora em 685 mil toneladas (-35 mil t). O cenário reflete o baixo dinamismo do setor têxtil brasileiro, pressionado pelo ambiente macroeconômico adverso.
“Apesar disso, a redução na produção mais do que compensou o ajuste no consumo interno, resultando em estoques finais menos folgados para o próximo ciclo, projetados em 3,08 milhões de toneladas de pluma”, conclui o analista.
Sobre a StoneX
A StoneX é uma empresa global e centenária de serviços financeiros customizados, com presença em mais de 70 escritórios pelo mundo, conectando mais de 300 mil clientes em 180 países. No Brasil, é especialista em desenvolver estratégias de gestão de riscos para proteger o lucro independente da volatilidade do mercado. Também atua em banco de câmbio, inteligência de mercado, corretagem, mercado de capitais de dívida, fusões e aquisições, investimentos, trading e ESG – consultoria de soluções sustentáveis.
Site institucional: https://stonex.com/pt-br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/stonex-brasil
Instagram: https://www.instagram.com/stonex_brasil