23/08/2025 04h57
Governo de MS destaca fortalecimento da cultura no encerramento de Fórum Nacional em Bonito
Evento reuniu secretários e dirigentes de todo o Brasil para discutir políticas culturais e consolidar o papel estratégico da cultura no desenvolvimento.
O governador Eduardo Riedel participou, nesta sexta-feira (22), do encerramento do III Encontro Ordinário do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, realizado em Bonitoentre os dias 20 e 22 de agosto. O evento reuniu gestores de todo o Brasil e consolidou Mato Grosso do Sul como referência em articulação e construção de políticas públicas voltadas à cultura.
A reunião de encerramento aconteceu no Balneário Estrela do Formoso em paralelo a programação do Festival de Inverno de Bonito, o maior evento cultural do Estado, que, neste ano, também se tornou cenário de debates nacionais sobre políticas públicas de cultura.
Em sua fala, o governador ressaltou a importância da diversidade cultural do Estado e o impacto da cultura como motor de desenvolvimento econômico e de fortalecimento da identidade regional.“A cultura é o maior patrimônio que temos como Estado e como país. Quando pensamos em nossas referências, sejam na música, na culinária, nas artes ou na literatura, estamos falando de identidade, de pertencimento e de um legado que atravessa gerações.
Em Mato Grosso do Sul, essa força nasce da mistura das nossas influências indígenas, paraguaias, bolivianas, de migrantes de várias partes do Brasil, que ajudaram a construir este território. Nosso compromisso é garantir que essa produção cultural seja acessível à sociedade de forma democrática, fortalecendo políticas públicas que consolidem a cultura como direito de cidadania e como vetor de desenvolvimento”, afirmou Riedel.
A presidenta do Fórum e secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, reforçou o papel da articulação federativa para a valorização da cultura.
“O Fórum tem se consolidado como espaço fundamental para a construção coletiva de diretrizes e para a defesa da cultura como direito de cidadania, motor de desenvolvimento econômico e pilar das políticas públicas estruturantes. Aqui em Bonito, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, reafirmamos esse compromisso, estabelecendo proposições conjuntas que fortalecem o Sistema Nacional de Cultura e a diversidade cultural do Brasil”, destacou Danielle.
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura de Mato Grosso do Sul, Marcelo Ferreira Miranda, enfatizou o simbolismo da realização do encontro no município de Bonito, destino turístico internacionalmente reconhecido.
“Receber esse Fórum em Bonito é unir a força da cultura ao potencial do turismo. Nossa missão é continuar criando condições para que cultura, esporte e turismo se integrem, fortalecendo a economia criativa e promovendo oportunidades para nossa população”, afirmou Marcelo Miranda.
Já o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes, ressaltou a presença dos dirigentes estaduais no Estado como oportunidade para ampliar a visibilidade das expressões culturais locais.
“O Fórum em Bonito nos permitiu apresentar ao Brasil a riqueza da produção cultural sul-mato-grossense, que vai da música às artes visuais, passando pela culinária, pela literatura e pelas tradições dos povos originários. Isso reforça nosso papel de incentivar, valorizar e difundir essas manifestações”, disse Mendes.
A programação do encontro contou com debates sobre financiamento da cultura, impactos da reforma tributária, mapeamento da indústria criativa e encaminhamentos voltados ao fortalecimento das políticas públicas em todo o país.