PUBLICIDADE

4ª Edição do (IN) Motion reúne mais de 4 mil executivos e destaca o consumidor no centro das inovações


PUBLICIDADE

20/08/2025 04h41

4ª Edição do (IN) Motion reúne mais de 4 mil executivos e destaca o consumidor no centro das inovações

Taís Lopes


Com o tema "Shopper Conectado", o evento trouxe diferentes análises sobre como o brasileiro está moldando seu consumo e como as empresas podem inovar por meio do uso de dados

 Com a presença de mais de 4  mil executivos, a Scanntech na última quarta, 13, a 4ª Edição do (IN) Motion, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Ao longo do dia, o evento contou com painéis que abordaram o shopper como o centro das escolhas em diferentes perspectivas e com insights ricos de grandes personalidades internacionais e nacionais. 

A manhã começou com a palestra do Raul Polakof, fundador da Scanntech, sobre como a empresa consegue colaborar com o varejo alimentar e a indústria brasileira através das suas soluções que trazem análises sobre todo o mercado brasileiro e também análises sobre o comportamento do consumidor. Dando sequência ao tema, o CEO da companhia,Thomaz Machado, trouxe as principais conquistas da Scanntech nesses últimos meses. A empresa chegou à marca de 1 trilhão de leituras anuais, o que possibilita uma leitura aprimorada e cheia de dados para as empresas.

Além disso, Thomaz destacou que o shopper atual é omnichannel, por isso, a empresa também atua nos canais de Farma, Perfumaria e Digitais. Com essa leitura ampla, é possível entender todos os tipos de consumidores para oferecer o melhor produto, de forma personalizada, para cada um deles.

Esse cenário foi enriquecido com outros debates ao longo do evento. Entre eles, Peter Fader, um dos principais especialistas mundiais em marketing e CRM, que atualmente ocupa uma posição de destaque na Wharton School da Universidade da Pensilvânia, e destacou a importância da centralização do cliente para se inovar, ser eficiente e adotar uma abordagem diferenciada já que os consumidores são diferentes e, por isso, é importante antecipar suas necessidades. “É preciso pensar o que eles vão querer amanhã para oferecer hoje, conectando as pesquisas às decisões”, comentou. Fader mencionou ainda que é necessário olhar para todos os tipos de clientes e não focar somente nos de maior poder aquisitivo. “Precisamos entender o cenário de forma macro para atender às necessidades de cada segmento”.

Um dos parceiros da Scanntech, a McKinsey, também marcou presença com um painel sobre o consumidor brasileiro em 2025. Com análise sobre como o shopper está se comportando atualmente, Pedro Fernandes, sócio da McKinsey & Company, destacou que um dos maiores fatores de decisão de compra é se o produto carrega algum atributo local, seja ingrediente, produção ou posicionamento. “A valorização nacional é muito importante neste momento para os consumidores, e as marcas ganham espaço com isso”, contou.

Com o mesmo tema do evento, Shopper Conectado, a palestra sobre conduzida pela Diretora de Produto da Scanntech, Valéria Berlfein, trouxe as mudanças dos shoppers e o lançamento da nova solução da companhia, Scann Cluster, ferramenta que cruza informações para potencializar ainda mais os negócios, permitindo à indústria e ao varejo compreender com mais detalhes o comportamento do consumidor.

A manhã terminou com o painel sobre cenário econômico brasileiro conduzido pelo ex-ministro da fazendo, Henrique Meirelles, que colaborou com sua expertise sobre a economia do País com um olhar para o varejo, com destaque para as bets. “As bets no ponto de vista do consumo é prejudicial, ou seja, eu olho para isso com um certo cuidado, já que precisamos de uma regulamentação”, comentou o ex-ministro.

Premiação Scanntech (IN) Nova e grandes debates

A programação do evento continuou durante a tarde, com painéis de Benny Szylkowski, fundador da Scanntech, sobre eficiência no varejo trazendo como a metodologia proprietária da empresa consegue ter insights valiosos sobre o tema. Priscila Ariani, Diretora de Marketing da Scanntech, e Fernanda Mazzocchi, Diretora de Scann Market da Scanntech, abordaram a integração entre análise macroeconômica, comportamento do consumidor e execução do ponto de vista das soluções. Além disso, Soledad Fernandez, fundadora e CTO da companhia, abordou a expansão do portfólio da companhia.

O período da tarde contou ainda com palestras do Maurício Martiniano, responsável por Strategic Insights & Experiences no Google Brasil. O executivo subiu ao palco para uma imersão no futuro dos negócios com a Inteligência Artificial (IA). Sua apresentação destacou como a inteligência não é mais uma promessa distante, mas a principal força motriz de inovação e crescimento. Além da premiação da 2ª Edição Scanntech (IN) Nova que reconheceu as 14 maiores inovações do varejo alimentar brasileiro.

Chris Barton, criador do Shazam, trouxe a inovação a partir de um olhar para transformar o impossível em realidade e contou como foi o processo de desenvolvimento de um aplicativo de reconhecimento musical - algo até então inexistente, o Shazam. Ter uma grande ideia é como tentar fugir de uma prisão - é só o primeiro passo; é preciso persistência criativa para superar inúmeros desafios”, comentou Barton.

Encerrando o evento, o talk entre Thomaz Machado e o tenista Andre Agassi trouxe detalhes de como a inovação e a alta performance marcaram a carreira do esportista. Agassi compartilhou a relação que mantinha com o esporte: embora o odiasse, a intensa pressão para ser o melhor o conduziu a um período de autodestruição, fazendo com que o auge de seu sucesso se assemelhasse a uma prisão. No entanto, sua trajetória não linear o levou a se tornar o jogador mais velho a alcançar o topo do ranking da ATP, uma jornada na qual encontrou um propósito verdadeiro.

Sobre a Scanntech Brasil

Usada por 90% dos principais varejistas do canal alimentar e por mais de 400 indústrias, a Scanntech segue revolucionando o uso da informação de mercado. A companhia ajuda seus clientes a obterem informações precisas e rápidas, através de uma plataforma com múltiplas soluções que permitem que varejo, indústria e distribuidores tomem melhores decisões e alcancem maiores resultados. 






 

 

  


 


 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE