18/08/2025 12h17
Válvulas inteligentes elevam padrão de qualidade na produção de biofertilizantes
Tecnologia alemã assegura controle preciso, resistência química e automação no manuseio de biopesticidas, biofertilizantes e bioestimulantes
O uso de biopesticidas, biofertilizantes e bioestimulantes cresce no Brasil, impulsionado pela busca por produtividade sustentável e pela redução do impacto ambiental. Esses insumos biológicos, produzidos a partir de micro-organismos vivos, exigem processos industriais seguros para manter sua eficácia e garantir resultados no campo.
A GEMÜ do Brasil, referência global em válvulas e sistemas de automação para controle de fluidos, oferece soluções projetadas especificamente para lidar com líquidos sensíveis, viscosos ou com partículas, características comuns desses insumos. Segundo Matheus Amorim, especialista da GEMÜ, a escolha da válvula certa é decisiva para manter a integridade do produto. “Nossas tecnologias oferecem dosagem precisa, resistência a produtos químicos, facilidade de limpeza e automação avançada, elementos essenciais para processos confiáveis e de alto desempenho.”
Essas soluções garantem que os insumos mantenham sua qualidade desde a produção até a aplicação no campo, evitando perdas, preservando o potencial agronômico e contribuindo para práticas agrícolas mais limpas.
De acordo com o Anuário 2025 da Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (ABISOLO), o mercado de fertilizantes especiais faturou R$ 26,9 bilhões em 2024, um crescimento de 18,9% em relação ao ano anterior. Dentro desse segmento, o setor de biofertilizantes movimentou R$ 1,3 bilhão, registrando aumento de 1,4% sobre 2023.
Para Matheus, a tendência de adoção de insumos biológicos é irreversível. “O Brasil está no centro da revolução verde no agronegócio. Nossa missão é oferecer soluções de engenharia que assegurem qualidade, eficiência e rastreabilidade para um setor estratégico da economia e vital para o futuro da segurança alimentar”, concluiu.
Sobre a GEMÜ do Brasil – Com fábrica em São José dos Pinhais (PR) desde 1981, a GEMÜ do Brasil produz válvulas e outros equipamentos de alta tecnologia para diversos setores. Na divisão Industrial, fornece produtos para os setores de siderurgia, mineração, fertilizantes, bem como para integrar sistemas de geração de energia, entre outros. Na divisão PFB (Farmacêutica, Alimentícia e de Biotecnologia), é líder mundial em soluções para sistemas estéreis, que incluem a fabricação de vacinas, remédios e novas aplicações de envase de alimentos e bebidas.
Sobre o Grupo GEMÜ – O Grupo GEMÜ é um dos líderes mundiais na fabricação de válvulas, sistemas de medição e controle. Desde sua fundação em 1964, a empresa alemã com foco global se estabeleceu em importantes setores industriais, graças a seus produtos inovadores e soluções personalizadas para controle de processos. A GEMÜ é líder mundial no mercado de aplicações de válvulas estéreis nas indústrias farmacêutica e de biotecnologia. O Grupo GEMÜ emprega mais de 2 mil pessoas em todo o mundo, com plantas na Alemanha, Suíça, China, Brasil, França, EUA e Índia. A rede de distribuidores está presente em mais de 50 países nos cinco continentes. Veja mais no site.
![]() Divulgação/Gemü do Brasil |