PUBLICIDADE

Trump critica Zelenski na véspera de encontro em Washington: ‘Se ele quiser, pode encerrar a guerra’


PUBLICIDADE
  • mell280

18/08/2025 05h12

Trump critica Zelenski na véspera de encontro em Washington: ‘Se ele quiser, pode encerrar a guerra’

O estadão


 Donald Trump disse na noite deste domingo, 17, que a continuidade do conflito entre Rússia e Ucrânia é uma escolha do presidente Volodmir Zelenski. Minutos depois, o ucraniano respondeu: “A Rússia deve acabar a guerra que ela mesmo começou”.

A declaraçã do democrata, feita através da Truth Social, acontece horas antes do encontro do norte-americano com sua contraparte ucraniana na Casa Branca, em Washington, nesta segunda-feira, 18.

“O presidente da Ucrânia pode encerrar a guerra com a Rússia quase imediatamente, se quiser, ou pode continuar lutando”, publicou.

Os presidentes Volodmir Zelenski e Donald Trump na cúpula da Otan, em Haia, em 25 de junho deste ano. Foto: Ukrainian Presidential Press Service via AFP

Já em Washington, onde desembarcou no final da noite deste domingo, Zelenski disse que “é o desejo de todos que essa guerra acabe o mais rápido possível”, mas que é a Rússia quem precisa pôr fim à guerra.

“Nosso povo sempre será grato ao presidente Trump, a todos nos Estados Unidos e a todos os parceiros e aliados pelo apoio e assistência”, completou.

Dessa vez, Zelenski irá acompanhado ao palácio presidencial, diferente da visita em fevereiro, quando o encontro entre ele, Trump e o vice-presidente americano, JD Vance, terminou em bate-boca com o ucraniano sendo chamado de “mal-agradecido”.

Os líderes da França, Alemanha, Reino Unido, Itália, o secretário-geral da OTAN e a presidente da União Europeia também vão participar da reunião.

Declarações do presidente Donald Trump na noite do domingo, 17, sobre encontro com Volodmir Zelenski e outros líderes europeus marcardo para a segunda-feira, 18. Foto: Reprodução/Truth/@realDonaldTrump

“Grande dia”, classificou o republicano. Segundo ele, é a primeira vez que a Casa Branca recebe tantos líderes europeus ao mesmo tempo. “As notícias falsas dirão que é ‘uma grande perda para o presidente Trump’ receber tantos grandes líderes europeus em nossa linda Casa Branca. Na verdade, é uma grande honra”, finalizou.