PUBLICIDADE

Dólar e ouro: juros, política e novas tarifas globais moldam o mercado


PUBLICIDADE
  • mell280

07/08/2025 14h41

Dólar e ouro: juros, política e novas tarifas globais moldam o mercado

Boletim sobre o câmbio — Elson Gusmão – diretor de Câmbio da Ourominas


O dólar à vista encerrou o último pregão cotado a R$5,4627 para venda segundo a mesa de operações de câmbio turismo e comercial da Ourominas. A valorização do real reflete a expectativa de corte de juros nos EUA, com 96% de probabilidade de redução em setembro, enquanto a taxa Selic permanece em 15% ao ano, favorecendo o fluxo de capital estrangeiro via carry trade.

Entre os fatores que pressionam o Fed a cortar juros estão a renúncia antecipada da diretora Adriana Kugler e a fraqueza no relatório de emprego de julho. O desempenho positivo da bolsa brasileira também atrai investidores, contribuindo para a queda do dólar.

Em declaração recente, o presidente Lula afirmou que considera humilhante negociar diretamente com Donald Trump sobre as tarifas de 50% impostas aos produtos brasileiros, e destacou que o foco será preservar empregos e buscar novos mercados para compensar as perdas.

A agenda econômica desta quinta-feira traz, na zona do euro, o relatório mensal do BCE. Nos EUA, destaque para os pedidos de seguro-desemprego (9h30), discurso de Bostic (11h) e expectativas de inflação ao consumidor (12h). No Brasil, será divulgado o IGP-DI de julho às 8h.

Boletim sobre o ouro — Mauriciano Cavalcante – diretor de ouro da Ourominas

O apetite dos investidores pelo metal precioso fortaleceu depois que Trump disse que os EUA imporiam uma tarifa de 100% sobre semicondutores importados de certos países, a menos que eles invistam na fabricação americana de chips. A política visa impulsionar a produção doméstica, mas gerou preocupações sobre mais interrupções nas cadeias de suprimentos globais e inflação mais alta.

Trump também assinou uma ordem dobrando as tarifas americanas sobre importações da Índia para 50%, citando a compra de petróleo russo pelo país. Em uma publicação no Truth Social na noite de quarta-feira, Trump disse que as tarifas recíprocas entrariam em vigor à meia-noite, mantendo os investidores em alerta.

A perspectiva de aumento nos custos de insumos e fricção comercial apoiou a demanda por ouro, tradicionalmente visto como proteção contra inflação e volatilidade do mercado. A onça-troy está na abertura com leve alta atingindo USD$ 3372 a onça, já o mercado brasileiro deve abrir com pouca alteração comparado ao fechamento de ontem na faixa de R$ 595,00 reais o grama por conta da relativa alta do real ante o dólar.

Sobre Elson Gusmão

Elson Gusmão é o Diretor de Operações da Ourominas, considerada uma das maiores empresas de ouro e câmbio do país. Formado em Gestão Financeira em 2016, está há mais de 8 anos na Instituição Financeira e DTVM. Faz análises sobre a cotação de câmbio de moedas e realiza comentários sobre as atualizações do mercado.

Sobre Mauriciano Cavalcante

Mauriciano Cavalcante é economista da Ourominas, uma das maiores empresas de compra e venda de ouro no Brasil. Bacharel em Negócios Internacionais e Comércio Exterior, o especialista comenta sobre a cotação do ouro e câmbio de moedas. Mauriciano também aborda sobre tendências do mercado nacional e internacional e sua correlação com o mercado cambial.

Sobre a Ourominas

A Ourominas (OM) possui anos de história e atuação. Ao longo desse período construiu uma sólida reputação, se consolidando como uma bem-sucedida instituição do mercado e referência no Brasil em serviços financeiros.

Atualmente a OM possui um portfólio diversificado de soluções financeiras no mercado de ouro ativo financeiro para exportação, investimento e consumo industrial, da qual é certificada na Americas Gold Manufacturers Association (AMAGOLD). E no mercado de câmbio de moedas estrangeiras para turismo e negócios internacionais, integra a Associação Brasileira de Câmbio (ABRACAM).

Em 2021, a OM foi a primeira Instituição Financeira da América Latina a possuir as certificações ISO 9001, 14001 e 45001, e em 2022, a OM foi a primeira Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM) da América Latina a possuir a certificação Great Place to Work (GPTW).

Com uma estrutura completa de consultores especializados, oferece atendimento dedicado a diversos perfis de empresa ou pessoa física, moldando os produtos às necessidades dos clientes com qualidade, agilidade e baixos custos operacionais.

 

 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE