- mell280
06/08/2025 10h13
Grupo HEINEKEN triplica a capacidade produtiva da cervejaria em Igarassu (PE)
Consolidação do investimento de R$ 1.2 bilhão reforça presença no segmento mainstream puro malte, tornando a unidade pernambucana a maior produtora de Amstel da região
A unidade de Igarassu é estratégica para abastecer mercados-chave do Nordeste, como o próprio estado de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Alagoas, Paraíba e Sergipe. O Grupo HEINEKEN está presente em mais de 90% dos pontos de venda mais relevantes em Pernambuco, que faz do estado o segundo maior mercado para companhia no Nordeste, com crescimento forte de marcas como Heineken, Amstel e do refrigerante FYS. Com a expansão, a cervejaria desponta como maior produtora de Amstel da região, acompanhando o crescimento de duplo dígito da marca no primeiro semestre deste ano.
Com relação à contribuição socioeconômica para o estado, a unidade de Igarassu tem desempenhado um papel relevante para a geração de empregos na região. Durante o pico de obras, a unidade gerou 700 postos de trabalho e, agora, com a conclusão, mais de 130 posições permanentes foram criadas. “O Nordeste é uma das regiões com maior potencial do país. Consolidar um investimento desse porte não só fortalece a presença do nosso portfólio mainstream na região como reforça o compromisso com a agenda de sustentabilidade e com desenvolvimento econômico local”, afirma Mauro Homem, Vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos do Grupo HEINEKEN. A expansão de Igarassu integra o plano de crescimento do Grupo HEINEKEN no Brasil – nos últimos cinco anos, os investimentos da companhia em expansão e modernização no país ultrapassaram R$6 bilhões.
Investimentos em sustentabilidade
A expansão também marcou grandes investimentos na agenda de sustentabilidade da cervejaria. Foram implementados mecanismos que permitirão a redução de 30% no seu consumo de água – com uma tecnologia avançada de tratamento que utiliza menos produtos químicos e trata um volume maior de água, tornando o processo mais eficiente e sustentável. Ainda, houve a conclusão da instalação de caldeiras de biomassa na unidade, fonte de energia renovável, e o incremento de 45% na linha de garrafas retornáveis, alinhado ao compromisso da HEINEKEN de promover a circularidade das embalagens de vidro. A obra de expansão garantiu à planta de Igarassu a maior linha de garrafas retornáveis do Grupo HEINEKEN no Brasil.
O movimento se conecta a projetos estruturantes da companhia no Estado de Pernambuco, como a criação do primeiro HUB de Circularidade do Vidro, inaugurado em 2024 em Jaboatão dos Guararapes em parceria com a Ambipar. O centro já integra 10 cooperativas, beneficia 300 catadores e gera 60 empregos diretos e indiretos ao reinserir vidro reciclado na cadeia produtiva, realizando a triagem, limpeza e trituração de embalagens de vidro já utilizadas, devolvendo esse material à cadeia e contribuindo para a produção de novas garrafas.
Ainda na ótica da sustentabilidade, em 2024, o Grupo HEINEKEN investiu em microflorestas urbanas em Recife, em parceria com a Iron House, plantando mais de 1.000 mudas da mata atlântica na cidade, e apoia iniciativas de preservação ambiental em Fernando de Noronha, incluindo programas de coleta seletiva, reforçando o compromisso da companhia com a sustentabilidade para além da produção.