- mell280
06/08/2025 07h38
Levantamento revela alta de 3,4% do varejo alimentar no primeiro semestre
Com análise de 770 milhões de transações, a pesquisa da Rock Encantech mostra o desempenho do setor e as tendências no comportamento de consumo
A Rock Encantech, referência em soluções para engajamento de clientes na América Latina, realizou um levantamento focado no desempenho do varejo alimentar brasileiro no primeiro semestre de 2025. A pesquisa analisou 770 milhões de transações em supermercados e atacarejos de todo o país, cobrindo o comportamento de consumo de 44 milhões de domicílios.
O setor registrou uma alta de 3,4% no faturamento na comparação com o mesmo período do ano anterior. No entanto, esse resultado ainda é inferior ao IPCA acumulado dos últimos 12 meses, de 5,53%, como aponta o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). “Apesar do aumento no preço médio (8,2%) e, consequentemente, no ticket médio (5,7%), a redução na quantidade de itens por compra (-2,4%) e no número de compras (-2,1%) revela que, apesar do aparente crescimento no setor, o brasileiro está, na verdade, consumindo menos e gastando mais, o que pode gerar uma percepção distorcida de avanço real no segmento”, diz o vice-presidente de Varejo e Indústria da Rock Encantech, Fernando Gibotti.
Ainda de acordo com Gibotti, o primeiro semestre de 2025 foi marcado por um cenário de imprevisibilidade no contexto macroeconômico externo, que tende a impactar diretamente a economia interna e, principalmente, setores essenciais como o varejo alimentar. “Apesar disso, o consumidor brasileiro continua comprando, porém de forma mais estratégica e seletiva”, completa.
Fidelização de clientes
Com shoppers mais criteriosos, os varejistas que focaram em fidelizar clientes foram aqueles que mais se destacaram no primeiro semestre do ano. O aumento do faturamento do setor referente a esse público foi de 13,2%, enquanto os não fidelizados tiveram uma retração de 6,7%.
Dentro desse âmbito, a valorização de programas de fidelidade também pode ser observada na comparação da quantidade de compras entre esses dois grupos: respectivamente, um crescimento de 8,1% no número de tickets e uma redução de 8,1%. Além disso, o ticket médio registrado por cada um foi de 4,8% e 1,5%.
Para Gibotti, essas disparidades reforçam a importância crescente de estratégias personalizadas de relacionamento com os shoppers. “O consumidor está mais atento ao custo-benefício, em busca de melhores ofertas e aberto a novas experiências de compra. Isso abre novas oportunidades para marcas e redes que conhecem bem o perfil demográfico e de mobilidade dos seus clientes, entendem o impacto do entorno da loja, sabem como se comunicar e identificam os produtos mais relevantes”, explica.
Ainda vale destacar que a pesquisa da Rock Encantech inclui o IFEV (Índice de Fidelidade e Engajamento do Varejo), ferramenta voltada para o entendimento de como determinadas ações do varejo conseguem impactar o comportamento de compra dos consumidores e promover a retenção de clientes. O indicador funciona a partir da análise do ticket médio, calculando a diferença entre o engajamento de compra do shopper fidelizado e do não fidelizado.
No primeiro semestre deste ano, os supermercados registraram um percentual de 88,4% e os atacarejos de 106,8%, evidenciando que clientes fidelizados compram mais que os não fidelizados. Em relação ao mesmo período de 2024, uma diferença relevante foi sentida apenas no segundo canal: enquanto os supermercados alcançaram a marca de 88,5%, os atacarejos atingiram 100,4%.
“Em um cenário em que os varejistas precisam equilibrar o aumento dos preços com a manutenção do volume de vendas, conhecer o consumidor faz toda a diferença”, afirma o executivo. “A leitura dos dados dessas pessoas serve como guia para que redes e marcas otimizem jornadas de compra e adaptem ofertas, maximizando engajamento e retorno em um mercado cada vez mais competitivo”, conclui.
Sobre a Rock Encantech
A Rock Encantech é a primeira encantech do varejo brasileiro, dedicada a redefinir os padrões de Customer Knowledge no Brasil ao integrar tecnologia e humanidade. Composta pelas empresas Bnex, LL Loyalty e Propz, o ecossistema traz uma gama de soluções de inteligência de mercado, CRM com recomendações personalizadas, ações promocionais, desenvolvimento e gestão de programas de fidelidade (loyalty), marketplaces para programas de loyalty, plataforma de viagens (autosserviço e concierge) e Retail Media.
Atualmente, a Rock Encantech atende a segmentos como supermercados, farmácias, material de construção, pet shop, moda, cosméticos, shopping centers e mercado de luxo, onde já soma mais de 130 milhões de usuários cadastrados nos programas dos parceiros, identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e 1,3 bilhão de transações por ano.