PUBLICIDADE

Levantamento revela alta de 3,4% do varejo alimentar no primeiro semestre


PUBLICIDADE
  • mell280

06/08/2025 07h38

Levantamento revela alta de 3,4% do varejo alimentar no primeiro semestre

Mariana Lanfranchi


Com análise de 770 milhões de transações, a pesquisa da Rock Encantech mostra o desempenho do setor e as tendências no comportamento de consumo

 

 

Rock Encantech, referência em soluções para engajamento de clientes na América Latina, realizou um levantamento focado no desempenho do varejo alimentar brasileiro no primeiro semestre de 2025. A pesquisa analisou 770 milhões de transações em supermercados e atacarejos de todo o país, cobrindo o comportamento de consumo de 44 milhões de domicílios. 

O setor registrou uma alta de 3,4% no faturamento na comparação com o mesmo período do ano anterior. No entanto, esse resultado ainda é inferior ao IPCA acumulado dos últimos 12 meses, de 5,53%, como aponta o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). “Apesar do aumento no preço médio (8,2%) e, consequentemente, no ticket médio (5,7%), a redução na quantidade de itens por compra (-2,4%) e no número de compras (-2,1%) revela que, apesar do aparente crescimento no setor, o brasileiro está, na verdade, consumindo menos e gastando mais, o que pode gerar uma percepção distorcida de avanço real no segmento”, diz o vice-presidente de Varejo e Indústria da Rock Encantech, Fernando Gibotti.

Ainda de acordo com Gibotti, o primeiro semestre de 2025 foi marcado por um cenário de imprevisibilidade no contexto macroeconômico externo, que tende a impactar diretamente a economia interna e, principalmente, setores essenciais como o varejo alimentar. “Apesar disso, o consumidor brasileiro continua comprando, porém de forma mais estratégica e seletiva”, completa.

Fidelização de clientes

Com shoppers mais criteriosos, os varejistas que focaram em fidelizar clientes foram aqueles que mais se destacaram no primeiro semestre do ano. O aumento do faturamento do setor referente a esse público foi de 13,2%, enquanto os não fidelizados tiveram uma retração de 6,7%. 

Dentro desse âmbito, a valorização de programas de fidelidade também pode ser observada na comparação da quantidade de compras entre esses dois grupos: respectivamente, um crescimento de 8,1% no número de tickets e uma redução de 8,1%. Além disso, o ticket médio registrado por cada um foi de 4,8% e 1,5%. 

Para Gibotti, essas disparidades reforçam a importância crescente de estratégias personalizadas de relacionamento com os shoppers. “O consumidor está mais atento ao custo-benefício, em busca de melhores ofertas e aberto a novas experiências de compra. Isso abre novas oportunidades para marcas e redes que conhecem bem o perfil demográfico e de mobilidade dos seus clientes, entendem o impacto do entorno da loja, sabem como se comunicar e identificam os produtos mais relevantes”, explica.

Ainda vale destacar que a pesquisa da Rock Encantech inclui o IFEV (Índice de Fidelidade e Engajamento do Varejo), ferramenta voltada para o entendimento de como determinadas ações do varejo  conseguem impactar o comportamento de compra dos consumidores e promover a retenção de clientes. O indicador funciona a partir da análise do ticket médio, calculando a diferença entre o engajamento de compra do shopper fidelizado e do não fidelizado. 

No primeiro semestre deste ano, os supermercados registraram um percentual de 88,4% e os atacarejos de 106,8%, evidenciando que clientes fidelizados compram mais que os não fidelizados. Em relação ao mesmo período de 2024, uma diferença relevante foi sentida apenas no segundo canal: enquanto os supermercados alcançaram a marca de 88,5%, os atacarejos atingiram 100,4%.

“Em um cenário em que os varejistas precisam equilibrar o aumento dos preços com a manutenção do volume de vendas, conhecer o consumidor faz toda a diferença”, afirma o executivo. “A leitura dos dados dessas pessoas serve como guia para que redes e marcas otimizem jornadas de compra e adaptem ofertas, maximizando engajamento e retorno em um mercado cada vez mais competitivo”, conclui.

Sobre a Rock Encantech

A Rock Encantech é a primeira encantech do varejo brasileiro, dedicada a redefinir os padrões de Customer Knowledge no Brasil ao integrar tecnologia e humanidade. Composta pelas empresas Bnex, LL Loyalty e Propz, o ecossistema traz uma gama de soluções de inteligência de mercado, CRM com recomendações personalizadas, ações promocionais, desenvolvimento e gestão de programas de fidelidade (loyalty), marketplaces para programas de loyalty, plataforma de viagens (autosserviço e concierge) e Retail Media. 

Atualmente, a Rock Encantech atende a segmentos como supermercados, farmácias, material de construção, pet shop, moda, cosméticos, shopping centers e mercado de luxo, onde já soma mais de 130 milhões de usuários cadastrados nos programas dos parceiros, identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e 1,3 bilhão de transações por ano.


 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE