- mell280
04/08/2025 11h56
Dia dos Pais terá consumo estimado de R$ 7,85 bilhões, segundo previsões do varejo; entenda expectativas de consumo e como vender mais
Com a aproximação do Dia dos Pais, uma das datas mais relevantes para o varejo no segundo semestre, pesquisas e análises de mercado apontam para uma transformação significativa no comportamento do consumidor e um aumento no consumo. Segundo dados da Sales Excellence Insights, é estimado que a celebração movimente de R$ 7,83 bilhões a R$ 7,85 bilhões, um aumento de 2% quando comparado ao ano passado.
A tendência de presentear com itens de consumo como perfumes, eletrônicos e calçados se mantém em alta. Além disso, os dados indicam um aumento no número de pessoas que serão presenteadas, ampliando o conceito de "figura paterna" para além dos pais biológicos.
Segundo Julio Bastos, CCO do Mission Brasil, o consumidor moderno, especialmente das gerações mais novas, quer presentear com algo que fortaleça laços e reflita os interesses genuínos do homenageado. “O que vemos é menos sobre o objeto e mais sobre o gesto e a conexão. E o varejo precisa se adaptar a essa nova realidade, que não se limita a vender um produto, mas a oferecer uma solução para o desejo de criar um momento especial. A personalização e a curadoria de opções que fogem do óbvio serão o grande diferencial para as marcas que desejam se destacar e conquistar a preferência do consumidor neste Dia dos Pais”, complementa ele.
Pensando ainda em pautas sobre o tema, o especialista pode explorar outros tópicos, como por exemplo as tendências mais recentes de presente de acordo com hobbies modernos e as novas gerações; o papel da tecnologia e da inteligência artificial na sugestão de presentes personalizados e experiências; o desafio do varejo omnichannel para vender "experiências" tanto no ambiente físico quanto no digital; e a análise econômica por trás da escolha de presentes, mostrando como as recompensas (cashback e descontos) podem viabilizar a compra de itens de maior valor agregado ou experiências memoráveis, mesmo em um cenário de orçamento controlado.
Acredito que podemos marcar uma entrevista para aprofundar melhor o tema, o que acha? Envio abaixo uma mini bio do executivo, mas você me sinaliza se tiver interesse em seguir com a agenda, por favor?
- Julio Bastos - Chief Commercial Officer do Mission Brasil
Julio atualmente é CCO do Mission Brasil. Formado em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui ainda MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Ele tem também formação complementar em Business no Grayston College, em Toronto, e mais de 16 anos de experiência no varejo e liderança de equipes comerciais.