- mell280
03/08/2025 10h17
Vacinas contra sarampo são trocadas por carne na Bolívia
Imunizantes contra o sarampo seriam entregues a comunidades vulneráveis; caso ocorreu na Bolívia durante campanha contra surto da doença
Cerca de 200 doses da vacina contra o sarampo foram trocadas por carne bovina durante o transporte do lote destinado a comunidades vulneráveis na Bolívia, em meio a um surto da doença que já soma mais de 140 casos. Dois funcionários de uma empresa terceirizada foram presos pelo crime, revelado na última sexta-feira (25) pela ministra da Saúde e Esportes, María Renée Castro.
Segundo a ministra, os dois trabalhadores romperam o lacre de segurança da caixa térmica, quebraram a cadeia de frio, essencial para a conservação dos imunizantes, e substituíram o conteúdo por carne. O motivo do crime não foi divulgado pelas autoridades.
O caso ocorreu durante o trajeto entre os municípios de San Matías e Ascensión de la Frontera, no departamento de Santa Cruz. A motivação ainda não foi informada. A ministra da Saúde, denunciou publicamente o caso e classificou o ato como “inaceitável” e de “alto risco para a saúde pública”
As vacinas faziam parte da campanha nacional de imunização lançada pelo governo para conter um surto da doença, que já soma mais de 140 casos confirmados, com foco em crianças e comunidades em situação de vulnerabilidade. A carga seria destinada a unidades de saúde da região de fronteira com o Brasil.
Para a ministra, o prejuízo foi maior para as crianças e comunidades mais vulneráveis. Segundo ela, novas vacinas serão enviadas com urgência ao posto de saúde da região.
O governo boliviano informou que os dois funcionários foram presos e vão responder na Justiça pelo crime.