- mell280
28/07/2025 15h16
Maracaju leva diversidade e representatividade à 5ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres, em Dourados.
Nos dias 24 e 25 de julho, Dourados foi palco de um importante encontro voltado à construção de um futuro mais justo e igualitário para as mulheres: a 5ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres. Maracaju marcou presença com uma comitiva diversa, engajada e comprometida com a causa.
Representando diferentes vozes e realidades do município, participaram da conferência integrantes da Coordenadoria da Mulher, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, além de lideranças indígenas e quilombolas, que levaram suas vivências e contribuições para os debates. A presença de Maracaju foi notável e reafirmou o compromisso da cidade com a promoção da equidade de gênero e o respeito à diversidade.
Com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquista para todas”, a conferência reuniu representantes de 11 municípios da região sul do estado. Foram dois dias de conversas profundas, trocas sinceras e muito aprendizado. Os trabalhos foram organizados em rodas de conversa, grupos temáticos e plenárias, abordando dois grandes eixos:
1. As condições de vida e luta das mulheres nos territórios;
2. As principais demandas para as políticas públicas.
A comitiva de Maracaju contribuiu ativamente nas discussões, compartilhando experiências locais, escutando outras realidades e ajudando a construir propostas que possam transformar o dia a dia das mulheres sul-mato-grossense.
O evento também teve um momento especial: a eleição das delegadas que vão representar a região na etapa estadual da 6ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, fortalecendo a participação popular nas decisões que impactam diretamente a vida das mulheres em todo o país.
A conferência foi organizada pela Coordenação de Direitos Humanos e Cidadania e pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, com apoio da Secretaria Municipal de Governo, Secretaria de Assistência Social, Câmara Municipal de Dourados e o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.
A participação de Maracaju mostrou, mais uma vez, que quando diferentes vozes se unem em prol de um objetivo comum, é possível construir caminhos mais justos e igualitários para todas as mulheres.