26/07/2025 20h52
Ração tóxica: Mapa atualiza para 284 o número de equinos mortos
A ração Nutratta Nutrição Animal continua suspensa, enquanto aguarda resultado de análise do Ministério da Agricultura e Pecuária
A investigação realizada pela pasta indica que a contaminação aconteceu por falhas no controle da matéria-prima, que continha resíduos de plantas do gênero Crotalaria, conhecidas por conter alcaloides pirrolizidínicos, como a monocrotalina. As substâncias são consideradas altamente tóxicas para os animais. O Ministério aguarda os resultados de análises de outros lotes de ração produzidos pela mesma empresa. O Mapa também informou que “permanece atento a qualquer nova denúncia e manterá a sociedade informada com total transparência”.
Como aconteceu
Em maio, o Mapa recebeu uma denúncia sobre mortes de cavalos em São Paulo. Durante uma fiscalização em uma propriedade em Elias Fausto (SP), surgiram suspeitas de contaminação na ração fornecida aos animais.Após a denúncia, a fábrica da ração Nutratta foi inspecionada por agentes do Ministério. O Mapa descobriu falhas nos processos de produção e controle de qualidade da ração fornecida pela marca, além do uso de componentes indevidos.
Diante da situação, o Ministério instaurou um processo administrativo contra a empresa, segue com as investigações e realiza o recolhimento dos lotes.