18/07/2025 16h14
Tarifaço: posicionamento LIDE
Reunião extraordinária LIDE Comércio Exterior, LIDE Economia e empresários em 18 de julho de 2025.
O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais manifesta sua posição favorável à abertura de uma ampla negociação entre o Governo Brasileiro e o Governo Americano, pautada por uma agenda positiva e estratégica, que permita avanços concretos em concessões bilaterais, visando restaurar e ampliar o ambiente favorável aos negócios e aos investimentos entre Brasil e Estados Unidos.
Diante do contexto desafiador imposto pelas recentes medidas protecionistas e o aumento de tarifas anunciados pelo presidente Donald Trump, torna-se essencial reforçar o diálogo construtivo e pragmático entre os dois países. Acreditamos que a construção de soluções negociadas, com base no interesse mútuo, seja o melhor caminho para superar tensões comerciais e criar novas oportunidades econômicas.
Neste sentido, propomos a avaliação de possíveis reduções tarifárias e não tarifárias, a rápida conclusão de acordos bilaterais em matéria tributária, especialmente relacionados à Regra 301, além do incentivo à integração produtiva setorial e ao fortalecimento das cadeias de valor compartilhadas pelos dois países.
Para a concretização eficaz dessas negociações, sugerimos que o processo seja conduzido sob a liderança direta do vice-presidente Geraldo Alckmin, acompanhado por um grupo qualificado de executivos e representantes do setor privado brasileiro, reconhecidos por sua experiência internacional e ampla representatividade setorial.
Além das reuniões institucionais com representantes do Executivo americano, recomendamos que sejam realizadas reuniões adicionais com entidades estratégicas como a US Chamber of Commerce e o Brazilian Caucus no Congresso americano, fortalecendo assim os canais institucionais e parlamentares necessários para a consolidação de uma agenda positiva duradoura.
Estamos convictos de que a cooperação econômica, o diálogo aberto e as relações bilaterais fortalecidas trarão benefícios concretos tanto para empresas brasileiras quanto americanas, resultando em maior competitividade, geração de empregos e crescimento sustentável em ambos os países.
Luiz Fernando Furlan, chairman do LIDE
João Doria, co-chairman do LIDE
Henrique Meirelles, co-chairman do LIDE
Roberto Giannetti, head do LIDE Comércio Exterior
Caio Megale, head do LIDE Economia