- mell280
10/07/2025 15h36
Deputado Beto Pereira critica tarifa de 50% dos Estados Unidos e defende a soberania nacional
O deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) criticou a imposição de uma tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras aos Estados Unidos, apontando a falta de impessoalidade nas relações entre os dois países.
Em declaração, o parlamentar enfatizou que a justificativa para a taxação não deve ser transformada em um debate político-ideológico, uma vez que Brasil e EUA têm mantido uma relação comercial sólida e respeitosa ao longo dos anos.
“É lamentável que um chefe de Estado despreze a impessoalidade e traga para o campo político-ideológico a justificativa da taxação de produtos entre dois países que, há anos, ostentam uma relação comercial tão robusta e respeitosa”, afirmou Beto.
O deputado mencionou os problemas internos enfrentados pelo Brasil, citando as tensões no Supremo Tribunal Federal (STF) e críticas ao governo Lula. Contudo, ele enfatizou a necessidade de exigir respeito ao setor produtivo, ao povo brasileiro e à soberania nacional.
“Temos, sim, problemas internos! No STF, no desgoverno Lula, mas precisamos exigir respeito ao setor produtivo, ao nosso povo e à nossa soberania! Respeito ao Brasil!”, completou.
A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), de aplicar essa tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros poderá ter um impacto financeiro significativo. Em 2024, o Brasil exportou US$ 40,4 bilhões para os EUA, o que representou 12% do total das exportações brasileiras.
A nova medida entrará em vigor em 1º de agosto e será aplicada de forma ampla e automática, sem distinção de setor ou tipo de mercadoria.