PUBLICIDADE

Copasul e IBRA megalab inauguram laboratório de análise de solos em Naviraí


PUBLICIDADE
  • mell280

08/07/2025 10h00

Copasul e IBRA megalab inauguram laboratório de análise de solos em Naviraí




A Copasul e a franquia IBRA megalab inauguraram na manhã desta quarta-feira (25) o laboratório de análise de solos em Naviraí (MS). A unidade reforça a presença da Copasul junto ao produtor na busca por melhoria da lavoura através do diagnóstico de solo e traz para MS uma unidade do principal laboratório de análise de solo do país, que vai atender cooperados, demais produtores, consultorias e qualquer análise demandada pela comunidade local.

Durante o discurso, as autoridades reforçaram a presença da Copasul como promotora de investimentos que cumprem a missão da cooperativa e que se voltam aos princípios do cooperativismo, mas também a consolidação de parcerias sólidas e que geram confiança.

A mesa de autoridades foi composta pelo diretor o IBRA megalab, Thiago Camargo, o gerente de desenvolvimento econômico do município de Naviraí, José Antônio Cordeiro Leal Uemura (Mano), representando o prefeito de Naviraí, coordenador de monitoramento do Sistema OCB/MS, Fabricio Soares Rodrigues, representando a OCB/MS, além do presidente do Conselho de Administração da Copasul, Gervasio Kamitani, Presidente Executivo da Copasul, Adroaldo Taguti, além de cooperados, diretores e gestores da cooperativa, e representantes do curso de agroquímica da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), de Naviraí.  

“Nas dificuldades e nos desafios é que surgem as melhorias. Estamos sempre próximos à pesquisa, estamos sempre buscando inovação, buscando novas parcerias e vocês poderão ver isso em prática aqui. Estamos com muito orgulho concretizando este laboratório inaugurado aqui, e consolidando a parceria que já existe com a Copasul há bastante tempo. Agradeço a confiança que todos têm depositado na gente e vamos seguir com nosso compromisso de estar mais próximo do produtor, trazendo inovação, trazendo tecnologia, buscando destravar valor econômico, agronômico e ambiental”, destacou Thiago Camargo, diretor do IBRA megalab.

“A Copasul vem de um trabalho muito grande principalmente no alicerce da agricultura, que é basicamente o solo e a gente tem visto muitos bons resultados quando este alicerce está bem estruturado. E pra fazer esse alicerce temos que ter bons diagnósticos. A gente tem o contato com o IBRA há sete anos e temos confiança neste trabalho e agora temos esta parceria que, com certeza, vai ser muito boa para nosso associado e para nosso Estado”, disse Anderson Luis Guido, gerente corporativo do departamento agronômico da Copasul.

O presidente executivo da Copasul, Adroaldo Taguti, destacou mais uma parceria que visa as melhores práticas do mercado, o que tornou mais viável a instalação da franquia. “O que facilitou de alguma forma a instalação da franquia foi o fato de que encontramos um parceiro muito bom, então, todo o conhecimento que já vem pronto, tornou mais ágil o processo. A decisão de fazer esta franquia foi pelo conhecimento que vocês já têm e que transmite confiança para nossos associados, isso vale muito para a Copasul. Vamos trabalhar para honrar esta parceria e legado. Para todos aqui que vão iniciar o trabalho, o que é importante lembrar, é que além do “sobrenome” que ganhamos ao entrar na Copasul, agora temos outro, que é o do IBRA. Então, honrem estes sobrenomes que vocês ganharam para que a gente faça o melhor trabalho para o cooperado e para os clientes que aqui virão”, destacou Taguti.

Como indício do impacto positivo que a cooperativa promove na comunidade que está inserida ao implementar novos empreendimentos, o presidente do Conselho de Administração da Copasul, Gervasio Kamitani, falou das oportunidades que acabam sendo aproveitadas dentro do município. “Fico feliz de ver o pessoal do curso de química da UEMS Naviraí aqui hoje sendo apresentado como colaborador. Sabemos a diferença que faz a gente ter pessoas capacitadas para atuar nos empreendimentos da cooperativa que sejam da comunidade onde a Copasul atua. Isso faz parte de um legado que a Copasul construiu, contribuindo para hoje termos o curso de agronomia para Naviraí, o curso de agroquímica, e vemos estas pessoas formadas sendo contratadas. Isso é muito importante, porque está na nossa história esta prioridade para os ‘pratas da casa’”, disse.

Representando o prefeito, o gerente Mano parabenizou a Copasul. “Ficamos felizes de participar de mais uma inauguração de uma unidade como esta, que visa prestar um serviço com foco em melhorar a produtividade, e com isso aumentar a produção, e fomentar as indústrias locais, como o caso da própria indústria de soja da cooperativa que tão logo estará pronta. Isso faz o município crescer e traz mais desenvolvimento. Pra administração municipal isso é muito importante”, destacou.

Representando a OCB/MS, Fabrício Soares Rodrigues parabenizou a cooperativa e destacou a satisfação da instituição em contar com a Copasul. “Trago a saudação de nossos representantes para todos aqui em mais uma inauguração desta que consideramos ser a cooperativa exemplo do Estado, a nossa maior cooperativa. Muito feliz em presenciar que esta parte de dados, de análise, está sendo totalmente respaldada com uma unidade como esta que trará bons resultados para os cooperados”, disse.

Após o descerramento da placa de inauguração, a solenidade teve a participação do padre Silvester Anas, da paróquia Nossa Senhora das Graças, de Naviraí, quem proferiu a benção na unidade. Finalizada a benção, todos os participantes fizeram um tour pelo estabelecimento e receberam de Gabriel Henrique Moro, coordenador do laboratório, a explicação de todo o processo de análise de solo que será feito no local.

Sobre a Copasul
Cooperativa agrícola fundada em 16 de dezembro de 1978, a Copasul é a primeira de Mato Grosso do Sul neste segmento. Com 46 anos de história, atualmente conta 27 unidades em 11 cidades de MS, entre silos, centros de distribuição de insumos, escritórios administrativos, revenda de pivôs para irrigação, revenda de combustíveis e lubrificantes para frotas a diesel (TRR), posto de combustíveis, franquia laboratório de análise de solo, indústria de fécula e fiação de algodão.

O faturamento da cooperativa é composto majoritariamente pelos negócios que envolvem a produção de grãos, principalmente soja e milho. Como essência, a Copasul tem a seguinte missão: “contribuir para o fortalecimento e crescimento dos cooperados, a satisfação dos seus clientes e colaboradores e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico das regiões em que atua”.

Por meio da assistência técnica agronômica, a cooperativa atua em uma área próxima a 500 mil hectares, que estão distribuídos em 38 municípios de MS. O quadro social conta com mais de 2.400 produtores cooperados. Recentemente, a Copasul superou a marca de 1.300 colaboradores.

Confira a galeria de fotos

Assessoria de Comunicação Copasul
Fotos: PH Oliveira
Texto: Luiz Radai





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE