- mell280
04/07/2025 10h44
Primeiro dia do projeto Spoiler Literário na Biblioteca Isaias Paim é sucesso de público
Estudantes do Ensino Médio da Capital estão reunidos na Biblioteca Isaias Paim para a oficina do projeto Spoiler Literário, que visa auxiliá-los na preparação para os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tendo como foco as obras literárias indicadas nas listas de leitura obrigatória das principais universidades.
O projeto é uma parceria da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, com a UEMS, em que são estudadas algumas obras que vão cair nos vestibulares em 2025. As oficinas são gratuitas e vão ministradas pelos acadêmicos das turmas do 2º e 3º ano do bacharelado em Letras e 3º anos de Letras licenciatura português-inglês, sob a supervisão do professor Gabriel de Melo Lima Leal. Na manhã desta sexta acontece o início do projeto, que se encerra neste sábado, 05 de julho, na sala de formação da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim das 8h às 11h30.
O organizador da proposta, professor Gabriel de Melo Lima Leal, atualmente é professor de literatura dos cursos de Letras da UEMS em Campo Grande. Para ele, a parceria da UEMS com a Biblioteca Isaias Paim possibilita que a comunidade seja melhor atendida, pois estabelece uma ligação maior entre a prática da pesquisa e docência dentro da UEMS e a comunidade em geral. “Nesse caso específico desse projeto, o pessoal que está pretendendo acessar o ensino superior. A gente está trabalhando algumas obras que estão nas listas de alguns vestibulares Brasil afora, então dar uma oportunidade direta dos estudantes que estão se preparando receber esse apoio na sua preparação com relação às obras que estão previstas para cair. É também uma maneira de a gente estar espalhando a palavra da literatura. O projeto traz alguns acadêmicos apresentando considerações críticas e comentários a respeito das obras, que mesmo se for o caso de uma ou outra obra que não vão cair na prova de um ou outro estudante, dão acesso e uma possibilidade de interesse desse pessoal que está saindo do ensino médio pela literatura”.
A acadêmica de Letras da UEMS Maria Eduardo Garcia Nunes participa do projeto com a explanação do livro Caminho de Pedras, da Raquel de Queiroz. Para ela, o Spoiler Literário é uma oportunidade de compartilhar um pouco a nossa opinião sobre os livros que são importantes para a educação, para os alunos que vão fazer o vestibular. “Eu acredito que a gente aprende bastante, a gente aprende mais ensinando do que só recebendo a informação, então eu acho que é muito legal pra gente também”.
O coordenador da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, Aparecido Melquíades, disse que a retomada do projeto Spoiler Literário é fundamental, “porque a gente observa que a necessidade dos alunos na hora de fazer o vestibular, de fazer o ENEM, a necessidade deles de ter uma interpretação melhor de texto, para fazer uma redação melhor. E esse Spoiler eu acho que vai contribuir muito nessa questão, quando chegar a hora de eles fazerem essas provas”.
A professora de Língua Portuguesa, de Redação e de Literatura de uma escola particular da capital, Dayane Laitarte, ficou sabendo do projeto e decidiu trazer seus alunos para participar. “Eu acredito que a leitura traz inúmeros benefícios para a vida desses alunos e conhecimento. Eles estão em idade de preparo para vestibulares, para ENEM, então o conhecimento acerca desses livros serve até como repertório para as redações que eles vão fazer para concorrer a vagas nas universidades”.
Giovana Podaca está no terceiro ano do Ensino Médio e pretende prestar vestibular e ENEM para Psicologia. “Eu acho muito interessante esse projeto porque muitas vezes a gente não conhece algumas obras e é importante conhecer sobre elas até para saber um pouco mais sobre a história, sobre as coisas que aconteceram no Brasil. O conhecimento é muito bom e principalmente aprender de uma forma mais descontraída, de uma forma mais legal do que nas salas de aula, eu acho muito interessante”.
Paulo Ricardo da Silva Penha, também estudante do terceiro ano do Ensino Médio, pretende prestar vestibular para Design Grafico. Para ele, a oficina ministrada na manhã dessa sexta-feira é importante para conhecer mais da cultura, nossa história. “Tem uma identidade social que a gente se identifica e faz parte da nossa cultura, que faz ela se estender de geração em geração. Uma exposição como essa é muito importante para a gente aprender cada vez mais”.
Pedro Henrique Gonçalves está no terceiro ano do Ensino Médio e vai tentar uma vaga para o curso de Nutrição. “Quando é redação, muitos alunos usam a literatura, as obras, então isso facilita. Então é algo que ajuda, saber e ter conhecimento é algo não só para fazer vestibular, mas algo que ajuda também. Eu estou começando agora, mas pretendo ler mais e visitar a Biblioteca Isaias Paim nas férias”.