- mell280
03/07/2025 16h01
Quando o trabalho vira jogo: startup brasileira transforma a gestão de pessoas e impulsiona em até 155% a produtividade de empresas
Tecnologia criada pela Gamefic aplica lógica dos games à rotina corporativa e já entrega resultados expressivos em setores como energia, crédito, saúde e varejo
Transformar metas de negócios em um jogo tem sido a estratégia de muitas empresas brasileiras para melhorar o desempenho das equipes. De maneira inédita no mercado nacional, a Gamefic — plataforma de gamificação corporativa — desenvolveu um sistema que integra metas reais com elementos típicos dos games: avatares, missões, rankings e recompensas. O resultado é uma gestão de pessoas mais transparente e envolvente, com aumento comprovado de produtividade e engajamento em times de diferentes setores.
“Estamos falando de um modelo que organiza o dia a dia, dá visibilidade ao desempenho individual e coletivo e cria uma experiência mais estimulante de trabalho. O colaborador sabe o que precisa fazer, acompanha sua evolução e é reconhecido por isso”, afirma o CEO da Gamefic, Rubens Samuel.
Resultados e inovação: dados mostram o impacto nas equipes
No setor de energia, mais de 500 colaboradores gamificados alcançaram 117% de crescimento no desempenho comercial. Na área de crédito, 161 profissionais aumentaram em 155% a produtividade nas campanhas de cobrança. No varejo, uma rede com cerca de 200 usuários registrou 49% de aumento no faturamento médio das unidades. Também há resultados expressivos no setor bancário: 120 analistas de crédito ampliaram em 17% a carteira de crédito. Já na indústria, uma empresa com 170 consultores obteve 30% de crescimento nas vendas de produtos estratégicos.
Na prática, os colaboradores acessam a plataforma da Gamefic por computador ou celular e encontram uma interface com layout semelhante ao de um jogo. Cada profissional cria ou escolhe um avatar e passa a acompanhar sua evolução por meio de um painel com missões, metas diárias e conquistas. Há medalhas, rankings individuais e por equipe, indicadores de desempenho em tempo real e um sistema de recompensas que pode incluir benefícios simbólicos ou institucionais, definidos pela própria empresa.
“Não se trata de um jogo paralelo ao trabalho. A plataforma traduz os indicadores de performance de forma visual e interativa. O colaborador vê se está perto da meta, quais tarefas precisa concluir, como está em relação aos colegas e qual a próxima missão”, explica Rubens. A personalização é outro diferencial: o sistema identifica o perfil comportamental de cada usuário e ajusta a dinâmica para manter o engajamento ao longo do tempo.
A Gamefic também está avançando na integração de inteligência artificial para criar gestores virtuais e prever padrões de comportamento nas equipes. Rubens Samuel lidera a expansão internacional da empresa a partir de Singapura, onde a Gamefic vem se aproximando de hubs de inovação e investidores asiáticos. “A combinação de gamificação com IA tem potencial para transformar a gestão de pessoas não só no Brasil, mas em empresas de qualquer lugar do mundo”, finaliza.