- mell280
26/06/2025 13h09
aumento do IOF é derrubado pelo Senado e Câmara dos Deputados
Professores da FIA Business School disponíveis para pautas
Claudio Felisoni, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School
Claudio Felisoni é coordenador da FIA Business School. Doutor em economia pela FEA/USP, atua como presidente do conselho do Labfin.Provar da FIA Business School.
Também é presidente do IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo.
Temas:
- Inadimplência no varejo: como os consumidores estão lidando com a crise atual e como lidam com os gastos no varejo.
- Inflação na internet: comprar online está cada vez mais comum e a logística ainda é um setor que precisa evoluir no Brasil.
- Impacto das eleições para o mercado de consumo e distribuição
- Emprego e Desemprego no varejo
- Distribuição no varejo
- Renda e Inflação (IPCA)
- Desvalorização do Real: análise do ponto de vista econômico. Poderá falar da forma como a desvalorização da moeda afeta diretamente os varejistas e também o consumidor final, seja em compras físicas ou online.
-
Vendas datas especiais (Natal, Black Friday, etc)
Paulo Feldmann, professor da FIA Business School
Especialista na área de Administração, com ênfase em Negócios Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia, competitividade, aumento de produtividade, produtividade em desenvolvimento de software e estratégia empresarial. Doutor e mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, além de Engenheiro de Produção formado na Universidade de São Paulo. É professor da FIA Business School, onde também faz parte do Conselho Curador. Além disso, atua como membro do Conselho de Administração da ADE SAMPA, empresa criada pela prefeitura de São Paulo para estimular o desenvolvimento de startups na capital. Foi diretor de grandes corporações, entre elas, Microsoft, Sharp, Philips, Banco Safra e Banespa. E também presidente de quatro empresas: Eletropaulo, Compucenter, Iron Mountain e Ernst & Young. Já publicou diversos livros, capítulos e artigos científicos.
Temas:
- IPCA (Índice de preços no consumidor)
- Geopolítica
- Macroeconomia nacional e internacional
- Comércio internacional
- Conflitos internacionais e seus impactos sobre a economia – como Rússia x Ucrânia e China x Taiwan
Carlos Honorato, professor da FIA Business School
Economista, Mestre e PhD em Administração pela FEA-USP, e MBA em Gestão Empresarial pela FIA, com cursos em Cambridge (Reino Unido), Vanderbilt (USA), Lyon (França) e Lingnan (China). É um especialista em Economia, Estratégia e Cenários Futuros, Econômicos, Políticos e Tecnológicos e tem se dedicado a projetos de “broadcast de conhecimento” pela sua empresa OUTPOD. Na esfera pública trabalhou como consultor da UNESCO para o Programa Alfabetização Solidária (1998-2004) no Brasil e em missões em Moçambique e no Timor Leste; Projeto SP2040 – O futuro da Cidade de São Paulo (2011); e Banco de Talentos da Prefeitura de Porto Alegre (2017), entre outros. Na iniciativa privada participou de consultorias e análises de estratégia empresarial, cenários macroeconômicos e implementação de negócios. Tem uma vasta experiência no universo empresarial com casos trabalhados na EMBRAER, Prati Donaduzzi, Itaipu, ABB, Editora Abril, Alstom, Bayer, Basf, Bradesco, Banco Itaú, Stryker, DSM, entre diversas outras. É CEO do
OUTPOD e professor de Pós-Graduação na FIA. Foi também comentarista semanal dos programas Conta Corrente e da Globo News Em Ponto (2016-2020) e de diversos outros órgãos de imprensa escrita e falada.
Temas:
Economia:
- Macroeconomia: Inflação, Crescimento Econômico, PIB, Desemprego, Taxa de Juros, Taxa de Câmbio
- Microeconomia: Concorrência entre setores, formação de preços, precificação, cartéis, novos negócios e mercados
- Moedas - Dolar, Euro, Yuan e Cryptos
Economia Brasileira:
- Mercados Financeiros, Inflação, Equilíbrio Fiscal, Déficit Público, Investimento Público, Estado e gastos públicos, Pobreza e Benefícios Sociais
- Setor público e políticas públicas
Economia Internacional:
- Crises Internacionais, Mercado Imobiliário, Bolhas, Preços de commodities, petróleo.
- Geopolítica: China, Rússia, União Europeia e EUA
- América Latina: Argentina, Colômbia, Peru, Venezuela, Bolívia e Mercosul
Estratégia Empresarial
- Novos Negócios, fintechs, bancos digitais, financiamento, dinheiro digital, cryptos
- Estratégias de empresas de qualquer setor
- Setores Específicos: Energia, Petróleo, Aviação, Aeronáutico, Química e Farmacêutica
- Macroeconomia
- Fusões e aquisições
- Avaliação de empresas – considerando desempenho na bolsa de valores e avaliação de mercado
- Balanço de bancos e empresas
- Análise de resultados das empresas e bancos
- Finanças pessoais, educação financeira e investimentos
- Finanças corporativas
- Economia nacional e internacional
- Produtos do Tesouro, como o Renda+ e o Educa+
- Inflação