PUBLICIDADE

Danone lidera inovação sustentável e lança embalagem mais leve, inspirada na natureza e com menor impacto ambiental


PUBLICIDADE
  • mell280

26/06/2025 05h19

Danone lidera inovação sustentável e lança embalagem mais leve, inspirada na natureza e com menor impacto ambiental

Bruna Machado


Solução foi desenvolvida em parceria com Graham Packaging, Amazu e Cazoolo, o LAB de design de embalagens circulares da Braskem

A Danone Brasil, líder em produtos lácteos e de nutrição especializada, acaba de dar mais um passo decisivo rumo a um futuro mais sustentável. A companhia anuncia o lançamento da nova embalagem de 100 g para seus produtos lácteos — como Activia, Danoninho e Actimel — que combina alta performance técnica com design inspirado na natureza e na redução significativa da geração de resíduos no fim de vida do produto.

Resultado de um projeto colaborativo que contou com o apoio do Cazoolo – Lab de design de embalagens circulares da Braskem –, da Amazu e da Graham Packaging, para o desenvolvimento da nova embalagem que está alinhado a visão de longo prazo da Danone de aliar inovação à sustentabilidade. O projeto foi inspirado em padrões de design da natureza, onde foram avaliados designs como as formações dos corais, a carapaça dos tatus e as trombas dos elefantes. O objetivo foi alcançar um modelo inovador com padrão de textura hexagonal (semelhante ao das colmeias das abelhas) que garantisse maior estruturação do frasco e otimizasse os processos de envaze, distribuição e transporte.

“Estamos orgulhosos de entregar ao mercado uma solução que reforça o nosso compromisso de ser uma empresa cada vez mais sustentável e inovadora. Essa nova embalagem traduz a nossa estratégia de otimizar o uso de plástico e, ao mesmo tempo, melhorar a performance ambiental dos nossos produtos. Desde 2015, já reduzimos globalmente em 38% nossas emissões de carbono, e essa inovação é mais um marco importante nesse caminho”, afirma Gustavo Alvarez, Diretor de R&I da Danone Brasil.

A nova embalagem possui um design biomimético e é 8% mais leve do que a anterior, sem comprometer sua integridade ou funcionalidade e conseguindo uma redução no impacto ambiental, conforme a Avaliação de Ciclo de Vida realizada. “Desenvolvemos o projeto em parceria, de forma extremamente colaborativa, buscando referências na natureza para solucionar os desafios. Com isso, chegamos a um design inovador que atendeu a todos requisitos planejados, complementa Mathew Joseph, diretor geral da Graham Packaging.

Muito foco e estudo sobre circularidade

O desenvolvimento do projeto foi um trabalho de intensa colaboração entre especialistas da Danone, as equipes da Graham Packaging, a consultoria Amazu Biomimicry e a equipe do Cazoolo. Em um sprint que durou 5 dias e teve como objetivo reunir os times para redesenhar a embalagem com foco na economia circular através da biomimética, ciência que se inspira nas soluções encontradas na natureza ao longo de bilhões de anos de evolução. Além disso, foi utilizada a metodologia de Design for Environment (DfE) que usa a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) para mapear o impacto ambiental da embalagem durante toda a etapa do desenvolvimento.

“Durante as etapas de criação, foram propostas dinâmicas que aceleraram o processo de inovação e fizeram com que chegássemos a uma solução que endereçasse o desafio da marca, com ganhos econômicos e ambientais ao projeto, de forma rápida e assertiva, reduzindo os riscos, já que unimos todos os elos da cadeia para trabalharmos juntos em prol de um objetivo comum. Estamos muito orgulhosos desta que é mais uma embalagem, idealizada no Cazoolo, que chega ao mercado”, afirma Yuri Tomina, head do Cazoolo. Além disso, o processo de criação contou com impressoras 3Ds para o desenvolvimento de protótipos de alta fidelidade, o que foi fundamental na validação das rotas criativas, acelerando etapas e mantendo os altos padrões de qualidade e segurança. O resultado foi uma embalagem que não apenas responde às exigências técnicas, mas também comunica ao consumidor o compromisso da Danone com o planeta.

Giane Brocco, CEO da Amazu Biomimicry, comenta: "Na Amazu, acreditamos que a natureza é a maior designer de soluções eficientes e sustentáveis. Por isso, unimos forças com a Danone, Cazoolo e Graham Packaging, aplicando o método Bio Sprint para trazer as diretrizes da biomimética na criação de embalagens mais sustentáveis. Inspirados na engenharia extraordinária da natureza e em seus organismos, desenvolvemos soluções inovadoras, equilibrando alto desempenho, inovação, menor impacto ambiental e regeneração”.

Essa iniciativa reforça o compromisso da Danone em reduzir pela metade o uso de embalagens virgens de origem fóssil até 2040, com redução de 30% até 2030. A companhia, que foi a primeira grande empresa de bebidas e alimentos no Brasil a obter a certificação B Corp para todas as suas marcas, segue sua jornada rumo à certificação global até 2025, alinhada à nossa visão One Planet. One Health, que reconhece a interdependência entre a saúde das pessoas e do planeta.

Ao priorizar soluções baseadas na natureza, a Danone não apenas entrega produtos de qualidade, mas também contribui de forma concreta para a transição para uma economia circular e de baixo carbono — um movimento que deve inspirar todo o setor. “A nova embalagem de 100g traduz nossa ambição de unir inovação e sustentabilidade em cada etapa da cadeia de valor. Com design inspirado na natureza e redução significativa do peso da embalagem, reforçamos o compromisso da Danone com soluções que geram impacto positivo — do campo à mesa. Assim como fazemos com a Jornada Flora, promovendo práticas regenerativas e descarbonização na cadeia leiteira, buscamos também inovar em embalagens que respeitem o planeta e atendam às expectativas de um consumidor cada vez mais consciente”, afirma Mário Rezende, Vice-presidente de Operações e Sustentabilidade da Danone Brasil.

Sobre a Danone (www.danone.com)

A Danone é uma empresa centenária global e líder no setor de alimentos e bebidas, atuando em categorias com foco em saúde, crescimento acelerado e alinhadas às tendências de consumo. No Brasil há 55 anos, atua nas categorias de Produtos Lácteos Essenciais & à Base de Plantas, e Nutrição Especializada. Com uma missão de longa data de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível, a Danone busca inspirar práticas alimentares e de consumo mais saudáveis e sustentáveis, comprometendo-se com impacto positivo em termos nutricionais, sociais, societais e ambientais.

A empresa definiu sua estratégia Renew para restaurar o crescimento, a competitividade e a geração de valor a longo prazo. Com mais de 90 mil colaboradores e presença em mais de 120 mercados, a Danone registrou vendas de €27,4 bilhões em 2024.

Seu portfólio inclui marcas internacionais líderes (como Actimel, Activia, Danone, Danette, Danoninho, entre outras), além de marcas locais e regionais fortes (como YoPRO, Fortini, Silk, Souvenaid, NutriDay, Milnutri e Aptanutri).

A Danone está listada na Euronext Paris e também presente na plataforma OTCQX por meio de um programa de ADR (American Depositary Receipt). A empresa integra importantes índices de sustentabilidade, incluindo os gerenciados pela Moody’s e Sustainalytics, bem como os índices MSCI ESG, FTSE4Good, Bloomberg Gender Equality Index e Access to Nutrition Index.

A ambição da Danone é obter a certificação global B Corp™ até 2025. No Brasil, a Danone já é certificada como B Corp™ desde 2021, reforçando seu compromisso com práticas sustentáveis, responsabilidade social e transparência.

Informações para a imprensa:

FSB Comunicação - danone@fsb.com.br

 

Sobre o Cazoolo

Criado pela Braskem, o Cazoolo é o Lab de design de embalagens circulares, que como objetivo trazer inteligência coletiva para o desenvolvimento sustentável de embalagens. O Cazoolo possui uma infraestrutura à disposição da cadeia produtiva com oficina de prototipagem, para cocriação de novas soluções de embalagens e negócios. O foco do Lab é desenvolver embalagens que reduzam o impacto ambiental, que estejam alinhadas ao design para reciclabilidade, otimização do sistema de embalagens, embalagens reutilizáveis, embalagens e sistemas de refil e redesenho de embalagens por meio de uma jornada circular do consumidor.

Sobre a Braskem

A Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 mil integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à competitividade responsável.

Mais informações: https://www.braskem.com.br/


Sobre a Amazu

A Amazu Biomimicry atua há mais de uma década oferecendo consultoria e treinamentos em biomimética e bioliderança. O propósito da Amazu é transformar a inteligência da natureza em soluções inovadoras para empresas e pessoas, utilizando metodologias exclusivas como o Bio Sprint e o Empresas como Florestas. Pioneira na introdução da biomimética no Brasil, a Amazu se tornou referência na aplicação prática desse conceito, desenvolvendo métodos autorais que conectam inovação e sustentabilidade de forma estratégica. Levamos os princípios da natureza para empresas, modelos de negócios e o desenvolvimento de pessoas, gerando valor sistêmico e impactos positivos nos negócios, na sociedade e no planeta. A natureza tem a solução para a inovação!

Mais informações: https://www.amazu.bio

 

Sobre Graham Packaging

Fundada em 1970, a Graham Packaging é líder global no desenvolvimento e design de soluções de embalagens criativas e sustentáveis para uma variedade de marcas de consumo líderes do setor. A empresa emprega alguns dos melhores e mais brilhantes designers de embalagens, que trazem ao mercado soluções inspiradas e baseadas em tecnologia. Com sede em Lancaster, Pensilvânia, e uma unidade de produção emblemática na vizinha York, Pensilvânia, a Graham Packaging produz aproximadamente 16 bilhões de embalagens anualmente em quase 65 fábricas na América do Norte, Europa e América do Sul.

Mais informações sobre a Graham Packaging, visite https://www.grahampackaging.com/

 

 

 



 

 



 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE