- mell280
14/06/2025 17h05
AMAZÔNIA EM FOCO: Produtos da floresta ganham vitrine inédita na Bio Brazil Fair | Biofach América Latina e Naturaltech 2025
São Paulo, 14 de junho de 2025 – Com a Amazônia como convidada de honra, a grande novidade da 19ª edição da Bio Brazil Fair | Biofach América Latina e da Naturaltech é o lançamento do espaço Amazônia Experience, que traz o Projeto Amazônia, com a participação inédita de 10 empresas da região. Em um momento em que Belém se prepara para sediar a COP30, a presença da Amazônia no evento reforça seu protagonismo como eixo estratégico de inovação limpa, sustentabilidade e inclusão produtiva, conectando cadeias regenerativas à bioeconomia global de produtos naturais e éticos.
A relevância econômica da Amazônia para o Brasil e o mundo se expressa em números robustos. O comércio internacional de produtos da floresta - como óleos, castanhas, fibras, extratos e matérias-primas para cosméticos - movimenta atualmente cerca de US$ 150 bilhões por ano no mundo. Segundo o WRI Brasil, a bioeconomia na Amazônia Legal pode gerar até US$ 8,2 bilhões anuais até 2050, com o fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis e rastreáveis. Hoje, essas cadeias já geram US$ 1,4 bilhão em renda e envolvem aproximadamente 224 mil pessoas na região.
Entre os exemplos que mostram esse potencial criativo e econômico, a QURI Natural Beauty, de Belém (PA), é uma marca de biocosméticos premium que valoriza a biodiversidade amazônica com tecnologia limpa, cadeia rastreável e certificações internacionais. Seus produtos — como óleos puros e dermocosméticos multifuncionais — são formulados com ativos da floresta, como castanha-do-pará, patauá e maracujá. Em apenas um ano, a marca já atua no mercado externo com apoio da ApexBrasil.
Já a Schwaab, com 18 anos de atuação na região, é referência em biotecnologia aplicada à floresta. A empresa atua na extração e processamento sustentável de óleos e manteigas vegetais com rastreabilidade e alto padrão técnico, exportando mais de 90% da produção para a Alemanha.
Além das empresas do Projeto Amazônia, outras marcas presentes nas feiras também apostam nos insumos da floresta. Entre elas estão a Amakos Cosméticos da Amazônia, a Darvore (com foco em nanocosméticos com ativos vegetais), a Sekiama – Alimentos da Amazônia, a AASFLOR (com cosméticos naturais formulados com ingredientes da floresta) e a Bielos Ingredientes da Amazônia, que leva ao evento produtos como óleo de buriti e extratos com origem rastreada.
“Colocar a Amazônia no centro das feiras é mais do que um gesto simbólico — é um reconhecimento da potência econômica, social e ambiental da floresta. Com o Amazônia Experience, apresentamos ao mercado uma nova geração de negócios que alia inovação, biodiversidade e impacto positivo. A floresta está pronta para liderar o futuro do consumo consciente, com produtos prontos para competir em escala global”, afirma Valeska Ciré, head de produtos das feiras.
A Amazônia também inspira a gastronomia sustentável no Cooking Show by Observatório da Gastronomia, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Um dos destaques da programação, que homenageia os seis Biomas do Brasil alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, foi a aula “Confeitaria funcional com ingredientes da Amazônia”. A apresentação trouxe duas receitas autorais — barrinha funcional amazônica e trufa de cacau com bacuri e crocante de castanha-do-brasil — explorando ingredientes como cumaru, cupuaçu, bacuri, sal do Tapajós e castanha-do-brasil, combinados à cozinha funcional, que alia sabor, bem-estar e benefícios à saúde.
Serviço
Bio Brazil Fair | Biofach América latina e Naturaltech 2025
Patrocinadores: Apex, AdeSampa, Sebrae
Período: 11 a 14 de junho de 2025, das 10h às 20h
Dias 11 e 12 de junho, exclusivos para o público de negócios e profissionais da saúde com credenciamento gratuito. Dias 13 e 14 abertos para o público em geral, mediante compra do passaporte.
Valor do ingresso para público geral: R$40 (válido para os dias 13 e 14 de junho)
Endereço: Distrito Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1209 – Portão 38
Acesso via Metrô: Estação Portuguesa-Tietê (Linha 1 – Azul) e Estação Palmeiras-Barra Funda (Linha 3 – Vermelha)
Traslado: durante o evento, será disponibilizado translado gratuito todos os dias, partindo da Estação Portuguesa-Tietê do Metrô, na Rua Marechal Odylio Dennys, 138.
Atendimento ao visitante: visitante@francal.com.br
Mais informações: www.naturaltech.com.br e www.biobrazilfair.com.br
Para credenciamento gratuito: Quero visitar – Naturaltech
Para compra de passaporte: Naturaltech | Bio Brazil
Sobre a Bio Brazil Fair | Biofach América latina
Reconhecido como maior evento da América Latina dedicado exclusivamente a produtos orgânicos, a Bio Brazil Fair apresenta anualmente as novidades dos maiores players do mercado de orgânicos brasileiro, abrangendo alimentos, bebidas, cosméticos, moda e muito mais. Sob a organização da Francal, sua intensa programação estimula conexões e internacionais, através das rodadas de negócios, e aproxima produtores, lojistas e clientes das últimas tendências do mercado.
Sobre a Naturaltech
Promovida pela Francal Feiras, a Naturaltech se destaca como o maior evento da América Latina dedicado exclusivamente a produtos naturais, exibindo o que há de mais inovador no setor de naturais e fomentando negócios na área. A feira promove produtos clean label, acreditando que o futuro do consumo está na conexão genuína com a natureza, sem excessos ou aditivos.
Sobre a Francal
Com mais de 50 anos de atuação, a Francal é uma das maiores promotora de eventos de negócios da América Latina, criada em 1969, na cidade de Franca, interior de São Paulo. Seus eventos atuam como catalisadores de desenvolvimento econômico, profissional e social, impactando positivamente a economia local e nacional, e buscando fomentar práticas que promovam um crescimento sustentável. Atualmente a empresa conta com mais de 15 eventos em seu portfólio, que englobam setores da construção civil, brinquedos, indústria borracheira, pescados, mercado de alimentos, bebidas, cosméticos, higiene, papelaria, varejo e automação comercial, entre outros.
Projeto Amazônia Experience na Bio Brazil Fair | Biofach América Latina e Naturaltech 2025 |