PUBLICIDADE

Governador Eduardo Riedel destaca avanços em infraestrutura e o protagonismo do agronegócio na abertura da 54ª Expomara


PUBLICIDADE
  • mell280

07/06/2025 11h37

Governador Eduardo Riedel destaca avanços em infraestrutura e o protagonismo do agronegócio na abertura da 54ª Expomara

Hosana de Lourdes


 Durante a solenidade de abertura da 54ª Expomara, o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, fez um pronunciamento que ressaltou os recentes avanços em infraestrutura logística, o fortalecimento do agronegócio e o papel estratégico que o estado ocupa no cenário nacional e internacional de produção de alimentos e energia.

 
 
 
Riedel destacou que, nos últimos dois meses, o estado concessionou mais de 2 mil quilômetros de rodovias, incluindo trechos importantes como as BRs 163, 262, 267, 040, 338 e 295, viabilizando melhor escoamento da produção e ativando novas possibilidades logísticas, como o uso do porto em Montinho. Segundo o governador, este movimento permitirá que até 14 milhões de toneladas de minério de ferro sejam transportadas pela primeira hidrovia concessionada do estado, abrindo uma nova fronteira para o transporte hidroviário no Centro-Oeste.
 
 
 
Em sua fala, o governador reforçou a importância de se pensar o agronegócio não apenas sob a ótica da produção rural, mas também como parte de uma estratégia global que envolve segurança alimentar, transição energética e geopolítica internacional.
 
 
 
“Estamos produzindo milho que vira energia, estamos produzindo soja que vira proteína animal. E com a rota bioceânica em fase final de implantação, vamos ampliar ainda mais as exportações de proteína animal para a Ásia, que tem crescido sua demanda constantemente”, afirmou.
 
 
 
Riedel também fez um alerta para a importância de uma condução política equilibrada e consciente, capaz de garantir segurança jurídica e estabilidade para o desenvolvimento contínuo do setor.
 
 
 
“O maior desafio que enfrentamos hoje somos nós mesmos. É o Brasil. Precisamos estar atentos à forma como debatemos, respeitando todas as divergências, mas trabalhando para criar um ambiente que permita ao nosso agronegócio se manter como motor do desenvolvimento nacional — sempre com responsabilidade ambiental.”
 
 
 
Encerrando sua participação, o governador desejou sucesso à feira, agradeceu o apoio das lideranças locais e reafirmou seu compromisso com Maracaju e com o Mato Grosso do Sul:
 
 
 
“Que Deus abençoe Maracaju, nosso estado e todas as pessoas que constroem esse caminho conosco. Vamos em frente nessa caminhada com coragem, trabalho e responsabilidade.”
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE