PUBLICIDADE

Inadimplência cresce e acende alerta no setor de crédito e cobrança


PUBLICIDADE
  • mell280

21/05/2025 09h15

Inadimplência cresce e acende alerta no setor de crédito e cobrança

Rowena Romagnoli


Relatório FICO Risk Trends mostra aumento da inadimplência em produtos como cartão de crédito e cheque especial

O mês de março de 2025 trouxe novos desafios para o setor financeiro brasileiro. De acordo com o relatório FICO Risk Trends, a inadimplência total ultrapassou a marca de 7,3% em operações com atraso superior a 15 dias, consolidando uma tendência de alta que preocupa tanto instituições financeiras quanto empresas especializadas em recuperação de crédito.

Entre os produtos mais afetados, o cheque especial segue como o campeão de risco, com 17,63% de inadimplência acima de 15 dias e 11,27% em atraso superior a 90 dias. Já os cartões de crédito, amplamente utilizados pelas famílias brasileiras, registraram 10,69% de inadimplência (>15 dias), sendo 7,60% com mais de 90 dias em aberto.

Para o IGEOC (Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança), entidade que representa as maiores instituições do setor de crédito e cobrança no Brasil, os dados reforçam a necessidade de políticas públicas equilibradas e de uma atuação responsável e tecnicamente qualificada das empresas do segmento.

“O aumento da inadimplência não é apenas um problema financeiro, é um termômetro do consumo, da renda e da saúde econômica do país. Nosso papel enquanto setor é buscar a recuperação de crédito com diálogo, transparência e foco na reinserção do consumidor ao mercado”, destaca Rodrigo Mandaliti presidente do IGEOC.

Educação financeira e inovação como pilares

Mesmo diante dos desafios, o IGEOC segue trabalhando. Iniciativas como capacitação das empresas associadas, uso ético da tecnologia e promoção da educação financeira são pilares estratégicos para lidar com o cenário de inadimplência crescente.

A expectativa, segundo o Instituto, é de que medidas assertivas, tanto no campo regulatório quanto na gestão das empresas, possam reverter a tendência nos próximos meses e garantir que o consumidor volte a ter acesso ao crédito de forma saudável.

Sobre o IGEOC

Com 18 anos de atuação, o Instituto GEOC e suas 28 associadas se diferenciam no mercado pelas soluções inovadoras, atendimento humano qualificado e pelo incessante investimento em tecnologias, na busca ininterrupta pelas melhores práticas, representando e lutando pelo segmento em diversas instâncias. As associadas do IGEOC atuam em diversos segmentos, como cartões de crédito, consórcio, educação, produtos bancários para pessoa física e jurídica, veículos, utilities, grandes redes de varejo, cobrança mercantil, com abrangência em todo território nacional.