- mell280
07/05/2025 09h16
Diretora geral da ITA/ICE inaugura o Pavilhão Italiano na Wine South America 2025 em Bento Gonçalves (RS)
Representando o maior produtor e exportador mundial de vinhos, que ocupa a quarta posição entre os países que mais vendem esses produtos para o Brasil, espaço dobra de tamanho na edição deste ano e apresenta 23 expositores, totalizando 256 rótulos de 15 das 20 regiões
Masterclasses com o sommelier Gianni Tartari fazem parte da programação
Maria Maddalena Dal Grosso, diretora geral da ITA/ICE - Agência para a Promoção no Exterior e a Internacionalização das Empresas Italianas | Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália, anuncia a abertura do Pavilhão Italiano na Wine South America 2025, iniciada hoje e que prossegue até 8 de maio em Bento Gonçalves (RS).
A Itália é o maior produtor e exportador mundial de vinhos e ocupa a quarta posição entre os países que mais vendem esses produtos para o Brasil – até o final desse ano, a expectativa é de 11,2 milhões de litros.
Localizado na Rua F da WSA, no Pavilhão Italiano será possível conhecer os 23 expositores e as 56 vinícolas responsáveis pela produção de 256 rótulos de tintos, brancos e espumantes em 15 das 20 regiões italianas: Abruzzo, Campânia, Emília-Romanha, Friuli-Venezia Giulia, Lazio, Lombardia, Marche, Piemonte, Puglia, Sardenha, Sicília, Toscana, Trentino-Alto Ádige, Úmbria, Vêneto.
Masterclasses
A programação da ITA/ICE na feira internacional de vinhos inclui três masterclasses com o sommelier Gianni Tartari. Com mais de 35 anos de experiência, ele é bicampeão do concurso de Melhor Sommelier do Brasil (1991 e 1994), representou o país em três concursos mundiais e possui certificações como Certified Sommelier pela Court of Master Sommeliers e WSET Level 3.
Tartari selecionou três temas: Da mineralidade friulana à força do sul: estilos autênticos e contrastes que revelam a alma do vinho e italiano, Ilhas, vulcões e tradições centenária: a Itália que encanta pela diversidade e surpreende pela precisão; Territórios históricos, tintos de caráter e elegância em movimento: o grande final da viagem italiana, nas quais os participantes conseguem degustar 22 rótulos produzidos nas diferentes regiões da Itália.
A Itália
Além dessas 23 empresas do Pavilhão Italiano, outras 24 organizaram participações autônomas, perfazendo um total de 80 expositores italianos, o que representa um aumento, em relação à última edição, de mais de 100%.
Serviço
Pavilhão Italiano na Wine South America 2025
Bento Gonçalves, até 8 de maio
Das 12h00 às 19h00
Estades: F11 a F36