- mell280
24/06/2021 09h12 - Atualizado em 24/06/2021 10h40
Escola Técnica Agrícola, está sendo licitada e será referência no processo de educação do Mato Grosso do Sul.
Compromisso de campanha da gestão Marcos Calderan e Mauro Christianini, a prefeitura municipal de Maracaju através da secretaria municipal de educação está em fase de licitação a Escola Técnica Agrícola Municipal “Laurindo Stragliotto”.
Um projeto inovador a Escola Agrícola terá capacidade para atender mais de 400 alunos entre o Ensino Fundamental e Médio Profissionalizante em conjunto com a secretaria municipal de desenvolvimento, e, é totalmente reconstruída com recursos próprios e será mantida pela Prefeitura Municipal.
Entramos em contato na Prefeitura Municipal de Maracaju, por meio da Secretária de Educação, Carolina Souza e ela confirmou as informações.
Os serviços se iniciam com a licitação e serão executados com recursos próprios.
“São investimentos que vão desde a preservação do patrimônio público e, em especial no espaço de desenvolvimento do componente curricular, mantendo nossa grade, desde educação física, tão importante para a saúde física e mental dos nossos alunos; além de proporcionar condições adequadas de trabalho docente e estímulo aos nossos profissionais”, destacou a Secretaria Municipal de Educação, Carolina Souza.
A secretária lembrou ainda que em 2011 e 2012, a Escola Agricola funcionou com excelência incluindo de período integral, atendiamos 120 alunos do 1 ao 5 ano. "Foi fechado o projeto sem justificativas plausíveis, vamos atender 200 alunos na fase inicial do primeiro ao quinto ano do ensino médio," disse a secretária.
".
Escola Agrícola de Maracaju, que está abandonada há dois anos, em 2020 foi tema de discussões nas redes sociais. A população se mostrou descontente com o seu fechamento e a má utilização de uma repartição pública que era para ser exemplo de educação em Mato Grosso do Sul.
No ano 2015 a Prefeitura de Maracaju fez uma inauguração que ficou pouco mais de dois anos e em seguida encerrou as atividades da Escola.
O projeto que seria para atender 120 alunos inicialmente em período de internato. O Curso Técnico em Agropecuária seria para beneficiar crianças e adolescentes filhos de assentados, quilombola e indígenas que trabalham no campo que virou um pesadelo. Visitando o local o vice prefeito Mauro Christianini (DEM) em 2020, gravou vídeos e defendeu a volta da Escola Agrícola em um projeto amplo, moderno que atenda às necessidades da comunidade de Maracaju.
Ele lembrou ainda que a escola é parte da história da economia de Maracaju precisa ser “Escola Modelo”. “Aqui precisa se fazer uma reforma colocar para funcionar uma Escola Modelo. Nosso município é agrícola, precisamos desse investimento no setor. Trazermos para esta criançada que ai está, a importância da agricultura, do Agro para Maracaju, oferecer um espaço com dignidade, respeito, e, para as pessoas que trabalham dentro desta escola, condições de trabalho”, argumentou.
O prefeito Marcos Calderan (PSDB) lamentou a situação da escola agrícola e as demais escolas da rede municipal, colocou as revitalizações e reformas como prioridades na sua gestão, “ver essa situação nos deixa muito tristes, após seis meses da nossa gestão estamos conhecendo a realidade e buscando a solução para atender essas demandas. Compromisso nosso de campanha, meu e do meu vice Maurão, vamos ainda em 2021 dar início ao grande projeto da nossa escola agrícola”, disse o prefeito. Todo projeto de reforma e ampliação que está sendo licitado incluindo ampliação e mobiliário da nova escola custará R$3.700 mil reais
.