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Natura &Co divulga seu primeiro Relatório Anual Integrado


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25/04/2024 10h02

Natura &Co divulga seu primeiro Relatório Anual Integrado

Ana Palma


 Publicação destaca a renovação das metas do Compromisso com a Vida e as ações do ano para atingi-las, entre outros dados do desempenho econômico e socioambiental da Natura e Avon na América Latina e da Avon Internacional

 
 
 
Natura &Co acaba de lançar seu primeiro Relatório Anual Integrado, consolidando informações detalhadas de 2023 sobre as atividades da Avon e Natura na América Latina, da operação master franqueada da The Body Shop na região e o desempenho da Avon Internacional.
 
Natura &Co encerrou 2023 com cerca de 22 mil colaboradores em mais de 50 países, atendendo a um total de seis milhões de Consultoras de Beleza e Representantes. Em termos financeiros, o foco estratégico na rentabilidade e no fluxo de caixa reflete-se no lucro líquido de R$ 3 bilhões e uma posição de caixa de R$ 1,7 bilhão.
 
Um dos destaques do documento é a integração das operações das marcas Natura e Avon na América Latina. Em 2023, a união das forças de vendas resultou em uma experiência aprimorada para as Consultoras de Beleza, culminando em um portfólio otimizado e condições comerciais mais atrativas. Como resultado, a produtividade e os indicadores de satisfação aumentaram, evidenciando que a estratégia de negócios está evoluindo na direção certa.
 
Entre os avanços da combinação das duas marcas está o alcance de 800 mil contas de Consultoras de Beleza Natura e Avon do Brasil no Emana Pay, plataforma de serviços financeiros de Natura &Co. Cerca de 40% delas usam a ferramenta a cada ciclo de vendas, aumentando a produtividade dos negócios em 10% e reduzindo a inadimplência em cerca de 30%. O principal impacto, porém, está no poder da plataforma de atuar na capacitação financeira: somente em 2023, mais de 24 mil Consultoras de Beleza consumiram conteúdos sobre o tema.
 
Em termos sociais, Natura &Co alcançou importantes marcos, como a equidade salarial de gênero e raça, além de atingir a meta de 100% de salário digno para todos os colaboradores em mais de 53 países.
 
Já os resultados em práticas de circularidade mostram que cerca de 97,1% das fórmulas enxaguáveis Natura e Avon são biodegradáveis, enquanto 95% dos produtos Natura são veganos. Além disso, aproximadamente 87,8% do material de embalagens das marcas na América Latina são reutilizáveis, recicláveis ou biodegradáveis. No ano passado, a empresa celebrou 40 anos de refis, evitando a geração de 2.131 toneladas de resíduos e a emissão de 5,4 mil toneladas de gases de efeito estufa em 2023.
 
O documento apresenta, ainda, os resultados do último Integrated Profit & Loss, (IP&L), ferramenta de gestão integrada que permite contabilizar, além dos resultados financeiros, o impacto da atuação empresarial nas dimensões ambiental, social e humana. Os novos dados demonstram que Natura &Co América Latina gerou um impacto líquido positivo de R$ 39,5 bilhões para a sociedade. Os cálculos mostram que, para cada R$ 1 em receita gerada pela companhia, R$ 2,7 são gerados em impacto socioambiental positivo. Esses resultados incluem os impactos dos negócios Natura e da Avon nos países em que já foi realizada a combinação das operações: Peru, Colômbia e Brasil.
 
Destaques das marcas em 2023
 
O varejo foi um dos pilares de crescimento da Natura em 2023, com a abertura de 153 novas lojas próprias e franquias na região. Com um total de 932 lojas na América Latina, sendo 887 delas apenas no Brasil, a empresa demonstra o sucesso no desempenho desse canal complementar à venda por relações. Destaca-se também o crescimento do varejo no Chile, onde 25 lojas já estão em operação, e a intensificação da omnicanalidade, atraindo novos consumidores e fortalecendo a conexão com a marca.
 
A empresa anunciou a incorporação do conceito de Regeneração em sua estratégia no final de 2023. Isso implica promover a biodiversidade, restaurar os ecossistemas e explorar sua capacidade de fornecer serviços ambientais cruciais. Essa jornada se iniciou com a agricultura regenerativa, estabelecendo metas ambiciosas de certificação de ingredientes regenerativos até 2030. Além disso, foram realizadas avaliações-piloto com ingredientes da Natura &Co em relação às normas éticas da Union for Ethical BioTrade (UEBT). O primeiro passo para concretizar esse conceito foi o lançamento do produto Natura Ekos Concentrado de Castanha, que utiliza 100% de plástico retirado de regiões ribeirinhas, promovendo a reutilização e reduzindo significativamente o desperdício.
 
Sobre a atuação da Natura na Amazônia, a empresa encerrou 2023 com 44 bioingredientes e mantendo relacionamento com 44 comunidades (de um total de 51). O total de investimentos na região chegou a R$ 42,8 milhões, resultando na conservação de 2,2 milhões de hectares de floresta e beneficiando 10.191 famílias (de um total de 11.713). Ainda no mesmo ano, o Mecanismo Financeiro Amazônia Viva começou a operar com investimento inicial da Natura e aportes da Good Energies Foundation e do Fundo Vale, totalizando aproximadamente R$ 6 milhões em Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e R$ 6 milhões em um fundo de investimentos não reembolsáveis – chamado Enabling Conditions Facility (EFC).
 
Já o Programa Carbono Circular da Natura, que inclui pagamentos por serviços ambientais e práticas agrícolas sustentáveis, resultado de uma visão integrada das iniciativas da marca voltadas à Amazônia teve investimento de cerca de R$ 15 milhões em projetos de compensação de carbono em 2023. Durante o ano, 33% da compensação das emissões de carbono foi realizada por meio de projetos na região, sendo 13% provenientes da cadeia de valor da empresa.
 
Em Avon, o destaque de 2023 foi a transferência do seu Centro de Inovação Global dos Estados Unidos para o Brasil, no município de Cajamar (SP), criando sinergia de estruturas em Natura &Co. Com mais de 300 cientistas focados no desenvolvimento de fórmulas, embalagens e novas tecnologias, o novo polo é o responsável pela inovação, pesquisa e desenvolvimento de produtos de todas as categorias da marca para cerca de 50 mercados ao redor do mundo.
 
Padrões internacionais
 
Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e aos Dez Princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), o relatório também apresenta o Databook América Latina, que reúne os principais indicadores de sustentabilidade e gestão da região, organizados por framework (GRI, SASB e Gestão Estratégica de Natura &Co). O recurso disponibiliza dados quantitativos e fatos relacionados a perto de 300 indicadores, organizados por tema, para facilitar qualquer pesquisa.
 
O Relatório Integrado incorpora as principais referências de divulgação de resultados corporativos internacionais, em conformidade com as normas da Global Reporting Initiative (GRI), a Estrutura Internacional do Relato Integrado (Integrated Reporting Framework) da IFRS, e leva em consideração os indicadores do Sustainability Accounting Standards Board (SASB) para o setor de produtos domésticos e cuidados pessoais, assim como as diretrizes do Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD) e do Task Force on Nature-related Financial Disclosures (TNFD).
 
 
 
O Relatório Integrado Natura &Co 2023 está disponível no link: https://2023ar.naturaeco.report/pt/nossos-downloads/full-pdf-version/
 
O Databook América Latina está disponível no link: https://2023ar.naturaeco.report/documents/75/Databook_America-Latina_2023-PT.xlsx
 
 
Sobre Natura &Co
 
Natura &Co é um grupo de beleza guiado por propósito, multicanal e multimarca, que inclui Avon e Natura. Natura &Co registrou receita líquida de R$ 26,7 bilhões em 2023. As companhias que formam o grupo estão comprometidas com a geração de impacto econômico, social e ambiental positivo. Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira do segmento de cosméticos e higiene pessoal, líder em venda direta.
 
 




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