PUBLICIDADE

Golpistas se passam por servidores e INSS alerta: "ligue para a polícia"


PUBLICIDADE

19/04/2024 08h32

Golpistas se passam por servidores e INSS alerta: "ligue para a polícia"

Segundo o órgão, os golpistas solicitam dados do benificiário e documento com foto durante visita

Por Clara Farias


 Utilizando crachás falsos para fazer "prova de vida presencial", golpistas estão se passando por servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Segundo o alerta feito pelo órgão, nesta quinta-feira (18), os golpistas solicitam dados e foto do beneficiário durante a visita. A orientação é para que o morador acione a polícia caso seja abordado desta forma.

 
Agência do INSS em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
 
De acordo com o INSS, o órgão realiza pesquisa externa para comprovar vínculo, endereço e irregularidades, mas não solicita cópia de documentos ou fotografia do beneficiário. "O servidor apenas faz o reconhecimento conferindo o documento de identificação com foto", explicou a nota.
 
Em caso de dúvida, o beneficiário pode consultar se a pessoa realmente é servidora do INSS, ligando para a Central de Atendimento 135 e informando nome completo e matrícula do suposto servidor. Segundo o presidente do órgão, Alessandro Stefanutto, as denúncias estão sendo encaminhadas para apuração da Polícia Federal.
 
A prova de vida é um procedimento anual para comprovar que a pessoa que recebe um benefício de longa duração está viva. A convocação para a prova de vida é feita por uma notificação via aplicativo Meu INSS, Central 135, e/ou notificação bancária informando que a prova de vida ainda não foi efetivada.
 
#Golpistas




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE