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5 dicas para mulheres construírem um negócio de sucesso


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02/05/2024 14h35

5 dicas para mulheres construírem um negócio de sucesso

Assessoria


 


Iniciativas e soluções do varejo apoiam o empreendedorismo feminino e fortalecem os negócios liderados por mulheres.

 

São Paulo, abril de 2024 - No mês de maio, o comércio brasileiro se prepara para a melhor data comemorativa em vendas depois do Natal, o Dia das Mães, segundo avaliação da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito. A ocasião também deve impulsionar o comércio eletrônico, que tem expectativa de gerar R$ 7,03 bilhões de faturamento, um aumento de 5%, conforme a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Em 2023, a data registrou alta de 11,8%no desempenho do e-commerce, segundo o ICVA (Índice Cielo de Varejo).

 

Além de motivo de celebração, o Dia das Mães volta atenção da sociedade para as jornadas múltiplas das mulheres, que conciliam a vida pessoal e profissional. Muitas delas entendem a escolha de construir seu próprio negócio como uma solução que proporciona independência financeira e flexibilidade de tempo como os principais benefícios da opção, conforme resultado apontado pela pesquisa PME-Empreendedoras, realizada pela Serasa Experian.

 

aA busca por soluções voltadas para integração e otimização do tempo são vistas como aliadas para as mulheres construírem um negócio de sucesso. Além disso, assim como em qualquer jornada empreendedora, a rede de apoio é fundamental para o incentivo e aprendizado ao longo do processo.

Nesse contexto, a Ciel marca referência no setor de meios de pagamento que disponibiliza com iniciativas e soluções para apoiar o empreendedorismo feminino, listou algumas dicas para fortalecer os negócios liderados por mulheres.

 

1 - Crie uma rede de contatos de mulheres

 

Não há ninguém melhor do que as próprias mulheres para entender os desafios do empreendedorismo feminino, e por isso, a criação de um grupo de apoio e troca é fundamental. Para isso, há diversas formas de expandir a rede de contatos, seja presencialmente, em encontros e eventos, ou online, nas redes sociais e plataformas dedicadas aos temas de interesse. A Comunidade Negócios em Movimento, da Cielo, por exemplo, disponibiliza diversos conteúdos relacionados ao uso de dados, finanças e aumento de vendas, bem como canais de benefícios para tirar dúvidas e descontos em cursos. Sendo um espaço de aprendizado mútuo, a comunidade é aberta para todos que desejam postar e compartilhar seus conhecimentos e experiências. Além de profissionais que também fazem parte da jornada empreendedora, o relacionamento com familiares e amigas também são trocas que contribuem para o sucesso.

 

2 - Invista continuamente em educação

 

Assim como em qualquer outra carreira, o conhecimento é parte fundamental para construção de um negócio de sucesso. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que as mulheres já representam a maioria nas instituições de ensino e o maior grupo com diploma universitário, quando comparado ao dos homens. Além disso, a pesquisa apontou que o público feminino tem uma taxa de frequência escolar mais alta do que o masculino.

 

Nesse sentido, o investimento em educação deve se manter constante ao longo da jornada empreendedora. Cursos, palestras, workshops, vídeo aulas, entre outros formatos, colaboram para a aquisição de novos aprendizados, aprimoramento de habilidades e atualização de tendências do mercado

 

3 - Considere a tecnologia uma aliada

Aliada ao empreendedorismo, a tecnologia sempre teve um papel importante para os negócios. A aplicação de inovações e ferramentas digitais são essenciais, principalmente na automatização e condução de processos, oferecendo às mulheres empreendedoras ganho de tempo para se dedicarem a tarefas mais complexas e também conciliar a vida profissional e pessoal que, em muitos casos, envolvem jornadas duplas ou triplas.

 

Nesse sentido, a escolha do melhor parceiro para a gestão e meios de pagamento pode otimizar ainda mais o tempo, além de oferecer segurança e inteligência de dados para a melhor tomada de decisão. A melhor solução é aquela que oferece mais segurança, solidez e diversidade de formas de pagamento como Pix, QR Code e pagamentos por aproximação. O número de bandeiras de cartão e de formas de parcelamento também devem ser considerados, com soluções agregadas que ajudem a melhorar as vendas, finanças e a gestão do negócio.

 

4 - Tome cuidado com a Síndrome da Impostora

 

A Síndrome da Impostora é uma condição psicológica caracterizada pela falta de confiança e pela sensação de não ser merecedor do sucesso alcançado. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae, em 2023, mostrou que os homens tendem a ser mais autoconfiantes do que as mulheres na maioria das vezes. Já um estudo conduzido pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, apontou que cerca de 70% das mulheres em cargos executivos relataram sentir-se como impostoras no ambiente de trabalho. Paralelamente, a consultoria de gestão KPMG descobriu, em 2020, que 75% das mulheres no mercado de trabalho sofrem com a síndrome da impostora, o que afeta significativamente sua confiança.

 

Muitas mulheres, independentemente de seus esforços e méritos pessoais, podem acreditar que não possuem as qualificações necessárias para obter êxito em suas empreitadas. Sendo assim, é crucial a atenção para essa questão. Entre as estratégias eficazes para lidar com a Síndrome da Impostora estão a criação de uma rede de apoio sólida e o investimento em capacitação. Ambas alternativas colaboram para construção da confiança em meio ao processo de empreender.

 

5 - Aposte na sua vocação e defina metas realistas

 

Por último, o autoconhecimento é uma forma de começar a empreender, já que habilidades e gostos pessoais também podem se transformar em um negócio. A pesquisa PME-Empreendedoras, realizada pela Serasa Experian, identificou que 35% das mulheres que empreendem no Brasil se classificam como “Empreendedora por Vocação”.

Além de apostar em algum talento para criar um negócio de sucesso, é importante estabelecer metas ao longo da jornada empreendedora que possam auxiliar na manutenção e avaliação dos resultados e retorno financeiro. Os objetivos podem abranger limites variados de curto, médio e longo prazo. Contudo, o importante dessa prática é considerar resultados realistas, que levem em consideração a rotina e o momento pessoal e profissional de todos os envolvidos no empreendimento.

Sobre a Cielo

Somos mais que uma máquina, somos a empresa de meios de pagamentos mais lembrada pelos brasileiros (Top of Mind). Nosso propósito é simplificar e impulsionar negócios para todas as pessoas. Por isso, assumimos o compromisso de facilitar a gestão de estabelecimentos comerciais e transformar a vida daqueles que empreendem ou que desejam entrar nesse universo. Como acreditamos que a ponta de pagamento é apenas a porta de entrada para diversos serviços inteligentes e conectados entre si, nosso um portfólio é recheado de soluções para atender às necessidades de mais de 870 mil clientes. Entre eles, estão desde empreendedores individuais até os maiores varejistas do país. Somamos a tradição e a vanguarda de quase 30 anos de experiência com as soluções mais modernas disponíveis no mercado de meios de pagamentos. Tecnologia de ponta, logística eficiente e os mais rígidos padrões de segurança são as nossas marcas registradas. Sabemos que nenhum negócio nasceu para ficar parado e estamos sempre preparados para juntar forças e crescer com os nossos clientes.

 

Caso queira mais informações sobre a Cielo ou tenha demandas específicas como entrevistas ou informações para alguma pauta, entre em contato conosco:

Comunicação Corporativa Cielo: comunicacaocorporativa@cielo.com.br





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