PUBLICIDADE

Maracaju realiza campanha Outubro Rosa de Prevenção de Câncer


PUBLICIDADE
  • mell280

17/10/2012 10h00

Maracaju realiza campanha Outubro Rosa de Prevenção de Câncer

assessoria


 

Para conscientizar as mulheres sobre a prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero, está acontecendo em todo Brasil durante todo o mês de outubro, ações para mobilizar as pessoas do sexo feminino sobre a importância de fazer o exame.

Em Maracaju não é diferente, a Secretaria de Saúde Municipal está com a Campanha de prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero, “ estamos realizando consulta do toque de mama nas unidades de saúde de Maracaju, é só marcar no Posto de Saúde mais próximo da casa, para ser atendido durante o dia, se optar pelo período noturno, todas as terças feiras de outubro, a partir das 17h também estaremos atendendo nos postos, não precisa marcar é só chegar e consultar, apenas alguns minutos que podem salvar uma vida inteira”, enfatiza Secretário de Saúde Ariovaldo Boer.

De acordo com uma das coordenadoras da campanha em Maracaju, assistente social da Secretaria de Saúde Municipal Luciana Henricksen Schmitt, a campanha também acontecerá no dia 27 de outubro, sábado, “estaremos atendendo o dia todo, venha fazer o exame de prevenção de Cancer de Mama e Colo de ùtero, não deixe de vir, cuidar da sua saúde é a nossa meta, Mulher que se ama, se cuida”, finaliza.

Uma das doenças que mais tem levado ao óbito no Brasil é o câncer. Na média geral, o câncer de colo de útero é o terceiro que mais mata e o câncer de mama o segundo entre as mulheres.

O câncer do colo de útero demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo conhecido como Papanicolau, por isso é importante a sua realização periódica. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos. No Brasil, por ano, faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos. Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura.


Já o câncer de mama feminino tem 95% de chance de cura se tratadas. No entanto, dados do Instituto Nacional de Câncer informam que 27 mulheres por dia morrem por causa do câncer. Por ser uma doença altamente curável é importante detectar o câncer assim que ele apareça. Para isso é importante fazer uma prevenção mensal, com o exame de toque e com visitas regulares ao médico. Para as mulheres com idade acima de 40 anos, ou as mais novas que já tenham tido algum caso na família, é importante que seja feita a mamografia anualmente.


Não se sabe ao certo as causas do câncer de mama, mas os médicos recomendam uma vida saudável, com a ingestão de fibras, frutas, verduras, cereais integrais e carnes magras. Além disso, manter o peso correto e praticar exercícios físicos e técnicas de relaxamento que mantenham o organismo saudável como um todo.

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE