|
Primavera entra em campo na Copa do Brasil pela primeira vez em sua história a partir das 19h30, em duelo contra o Araguaína, em Tocantins
Equipe da cidade de Indaiatuba, no interior paulista, o Primavera disputará sua primeira partida na história por competições nacionais nesta quarta-feira (18), quando entra em campo contra o Araguaína, em Tocantins, a partir das 19h30. Em meio à estreia no torneio nacional, a equipe também, pela primeira vez em sua história, viajou de avião para enfrentar um adversário. A delegação saiu do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, onde pegou um voo até Brasília, na tarde da última segunda-feira (16).
Com 99 anos de história, o Primavera também disputou neste ano, pela primeira vez, a Série A1 do Campeonato Paulista, terminando a primeira fase na 12ª colocação. Apesar de não se classificar para a segunda fase, o time garantiu a permanência na elite do futebol paulista, desempenho que ainda rendeu uma vaga para a Série D do Brasileiro de 2027 - outro fato inédito na história do Fantasma de Indaiatuba.
A ascensão da equipe nos cenários estadual e nacional vem após o processo de transformação do Primavera em SAF, ainda em 2022, para dar um novo passo na história do clube. Já em meio ao início da temporada de 2026, o Estádio Ítalo Mário Limongi, onde o clube manda as partidas em casa, também passou por reformas estruturais para atender as exigências da Federação Paulista de Futebol, como a ampliação da capacidade para até 10 mil torcedores, a instalação de um novo sistema de iluminação para jogos noturnos e a troca do gramado para o modelo Tahoma 31, que costuma ser utilizado nas principais competições internacionais.
Outra das curiosidades do clube, fora das quatro linhas, foi a realização de iniciativas que vão além do futebol durante o Paulistão 2026. Em todos os jogos da equipe como mandante no Estádio Ítalo Mário Limongi, o clube promoveu uma ação de conscientização ambiental, em parceria com a patrocinadora Klivex, ao incentivar os torcedores a recolherem os próprios resíduos gerados durante as partidas. Para isso, promotores uniformizados distribuíram cerca de 4 mil kits por jogo com sacos de lixo vermelhos logo após a passagem pelas catracas.
A proposta fez referência ao conceito de “jogo limpo”, conectando o futebol à consciência ambiental, e se inspirou na postura dos torcedores japoneses, que ganharam destaque mundial ao recolher o lixo nos estádios durante grandes eventos esportivos. Após o recolhimento, os resíduos são destinados a lixeiras e containers instalados no estádio, com apoio da Prefeitura de Indaiatuba. Parte do material reciclável terá retorno social, sendo destinada ao Funssol (Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba).
Para a sequência da temporada, o clube ainda conta com nomes de destaque, tanto na comissão técnica quanto no plantel. No comando do time, o responsável é Rafael Marques, ex-atacante com passagem por equipes como Palmeiras, Cruzeiro e Botafogo. Entre os jogadores mais conhecidos, destacam-se nomes como Kevin (ex-Botafogo, Avaí, Ponte Preta e Guarani), o volante Yuri Lima (ex-Santos e Fluminense, conhecido também pelo romance vivido com a cantora Iza) e o atacante Paulo Baya, que estava no grupo do Fluminense que disputou a Copa do Mundo de Clubes.
|