PUBLICIDADE

MS reforça vocação empreendedora com parcerias e estratégias para alavancar mais de 130 mil empresas


PUBLICIDADE
  • mell280

02/02/2026 13h38 - Atualizado em 02/02/2026 14h44

MS reforça vocação empreendedora com parcerias e estratégias para alavancar mais de 130 mil empresas

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS


 Representando 89% dos empreendimentos em MS, os pequenos negócios contam com política específica e efetiva para se desenvolver; mais de 69 mil empresas foram criadas no Estado em 2025

Abordar os caminhos a serem buscados por quem quer empreender e debater o aperfeiçoamento de instrumentos usuais ou mesmo a criação de novas ferramentas que fomentem ainda mais o empreendedorismo sul-mato-grossense, com foco nos pequenos negócios. É com esse mote que a 3ª edição do MS Empreende Mais está sendo realizada nesta segunda-feira (2), marcando ainda o convênio entre o Governo de Mato Grosso do Sul e o Sebrae para a execução do programa Cidade Empreendedora.

 

 

Realizado no auditório do Sebrae, em Campo Grande, o evento foi aberto ao público no período da manhã e contou com a presença do governador Eduardo Riedel. Já no período da tarde está previsto uma sessão de sessão de negócios exclusiva para empresários, com o objetivo de conectá-los a novas oportunidades, aumentar sua rede de contatos e promover parcerias. 

Todas as estratégias de desenvolvimento econômico, criados por Governo do Estado e Sebrae a partir dos pequenos empreendedores, foram apresentadas aos presentes, reforçando a importância da gestão pública participar desse processo de crescimento - que inclui a atração de investimentos externos e internos, fora a criação de um ambiente bom e seguro aos negócios. 

 

 

"O resultado da prosperidade e do desenvolvimento é essa combinação do empreendedorismo, do empresário que assume o risco, põe capital em negócios, dá emprego, mas com um ambiente de negócio gerado pelo Poder Público, favorável a esse crescimento com ambiente de política pública que gere resultado e base para esse crescimento na educação, na saúde, na infraestrutura", frisa o governador durante sua fala no evento. 

 

 

 

Quanto ao Cidade Emprendedora, Riedel destacou o programa como um trabalho fundamental, já que dá todo o suporte técnico e financeiro aos municípios de Mato Grosso do Sul na promoção de um ambiente favorável ao empreendedorismo, inovação e sustentabilidade. O investimento estadual no programa é de R$ 16,4 milhões só para essa terceira edição. "O Cidade Empreendedora também entra nas prefeituras, orienta, discute, avança em modelos de gestão e governança. O resultado é um ambiente propositivo", Até o momento, mais da metade dos 79 municípios sul-mato-grossenses foram beneficiados pelo Cidade Empreendedora, com entregas estratégicas, como o Acordo Municipal de Gestão e o Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM). Estruturado em metodologia própria, o programa oferece suporte técnico, ferramentas de planejamento e acompanhamento contínuo, garantindo que as ações gerem resultados concretos e mensuráveis.

 

 

"Com certeza vamos atingir mais de 130 mil empresas esse ano. Esse é um resultado de uma parceria que o Governo acredita muito, no municipalismo. As pessoas vivem no município, então existe uma ampliação dessa atuação com um trabalho cada vez mais forte, levando oportunidades e ferramentas para que as pessoas possam melhorar o seu negócio, em um ambiente favorável", afirma o diretor-superintendente do Sebrae-MS, Claudio Mendonça.

O MS cresce, cada vez mais!

Com a economia em crescimento, Mato Grosso do Sul registra a cada ano um número cada vez maior de abertura de empresas em todos os portes. Dados da Receita Federal apontam que, em 2025, foram 69.387 novos empreendimentos formalizados - o maior índice registrado no período de 2021 a 2025.

Os pequenos negócios representaram o maior volume de formalizações, variando de 84% a 96% do montante de cada ano. Em 2026, somente nos primeiros 15 dias do ano, foram abertas  completa.3.100 empresas no Estado, das quais 98% são pequenos negócios. A formalização de MEI lidera o volume registrado, respondendo por 87% do total. Além do Cidade Empreendedora, o Sebrae MS também firmou com o Governo do Estado o convênio 'Inovação e Sustentabilidade: Impulsionando o Desenvolvimento Econômico', com os objetivos de fortalecer a ampliação e diversificação da produção, além de estimular o avanço tecnológico e a modernização nos setores estratégicos. 

 

 

"Destaco a importância dos empreendedores, dos pequenos e micro do nosso Estado, e que tem o apoio de todo o sistema produtivo de Mato Grosso do Sul. É um grande alinhamento que existe entre a iniciativa privada e o Poder Públio, pensando no desenvolvimento do Estado", diz o presidente do conselho deliberativo do Sebrae, Maurício Saito.

 

 

Também estão vigentes parcerias estratégicas com a SEC (Secretaria de Estado da Cidadania) que beneficiam mães de pessoas com deficiência, comunidades quilombolas e indígenas, além de mulheres empreendedoras.

#Esportes

#Natureza

#Mundo
#Brasil
#Gente
#Entretenimento

#Legislativo 

#Cidades

-- 

 

 

Categorias:

Desenvolvimento

 

 

 

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE