PUBLICIDADE

Exames de rotina: a importância do check-up para a longevidade e a saúde


PUBLICIDADE
  • mell280

12/01/2026 08h33

Exames de rotina: a importância do check-up para a longevidade e a saúde

Gabriela Paiva Assessora de imprensa


Check-ups regulares revelam muito mais do que doenças: eles orientam decisões que preservam a saúde ao longo dos anos

 

Ir ao médico para checar a saúde de forma preventiva não é, propriamente dito, um costume entre os brasileiros, que preferem manter o hábito de apenas se consultar quando algo está doendo ou incomodando. No entanto, como estudos apontam, a maior parte das doenças crônicas mais comuns se desenvolve de maneira silenciosa, e, quando são percebidas, o quadro clínico já é mais complexo e necessita de intervenções médicas mais incisivas.

Nesse contexto, é de extrema importância salientar o papel dos exames de rotina (também conhecidos como check-up) na prevenção de quadros clínicos, na promoção da saúde e no aumento da longevidade com qualidade de vida. Os check-ups são ferramentas que permitem visualizar um retrato detalhado da saúde do paciente, com orientações médicas acertadas antes que os problemas se tornem mais graves.

A cultura da prevenção: por que não esperar os sintomas

A ausência de sintomas não significa, necessariamente, que o corpo esteja funcionando de forma ideal ou que esteja saudável. Alterações de parâmetros como glicose, colesterol e pressão arterial podem evoluir de maneira silenciosa ao longo de anos, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e outras condições crônicas.

Exames simples, que podem ser realizados na maioria dos laboratórios, como hemograma, dosagem de glicemia e perfil lipídico (o famoso exame de colesterol total, que mostra os indicativos de HDL, LDL e triglicerídeos), são capazes de revelar muito sobre a saúde geral.

O hemograma avalia a quantidade de células sanguíneas e alterações nos anticorpos, indicando infecções silenciosas. Já a glicemia indica como o organismo está lidando com a presença de açúcar no sangue, muito importante para o diagnóstico precoce de resistência à insulina e diabetes. Por fim, o exame de perfil lipídico revela as condições da saúde cardiovascular, como presença de colesterol “bom” e “ruim”. 

Ao identificar alterações nesses exames, o médico responsável pode recomendar investigações mais a fundo, mudanças no estilo de vida, alteração de hábitos alimentares, uso ou substituição de medicamentos de uso contínuo.

Outros exames indispensáveis são ultrassom da tireoide, monitoramento de pressão arterial, mamografia, exame de próstata e densitometria óssea.

Nutrição e longevidade: ajustando o organismo após os resultados

Com os resultados em mãos e as recomendações médicas, é hora de fazer uma análise nutricional e metabólica para identificar deficiências hormonais, minerais e vitamínicas no organismo.

Ao investigar o nível de energia e a saúde celular do paciente, é possível identificar exatamente o que falta na sua alimentação. Um médico nutricionista pode indicar mudanças em hábitos alimentares, como incluir mais fibras, frutas ou determinados legumes para suprir aquelas deficiências. 

Além disso, também existe a possibilidade de suplementação com complexos, como vitamina D, coenzima Q10, complexo B, ômega 3, cálcio, entre outros, para garantir o fortalecimento ósseo, aumentar a saúde ocular e a elasticidade da pele, reforçar o sistema imunológico, entre outros pontos.



 
--
 
     




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE