- mell280
09/01/2026 05h13
Senado dos EUA aprova medida que freia ações de Trump na Venezuela
Medida visa impedir novos ataques dos EUA contra a Venezuela sem autorização do Congresso norte-americano
O Senado dos Estados Unidos aprovou, nesta quinta-feira (8/1), uma resolução que visa impedir novos ataques militares norte-americanos contra a Venezuela, sem que os mesmo sejam autorizados pelo Congresso do país.
Ao todo, 52 senadores foram favoráveis a resolução, incluindo membros do Partido Republicano, de Donald Trump. Por outro lado, 47 parlamentares votaram contra a medida.
Mesmo com a aprovação, a proposta ainda precisa passar por um debate no plenário do Senado, e uma nova votação. Em seguida, a resolução necessita de aprovação da Câmara dos Representantes, controlada pelo Partido Republicano, para entrar em vigor.
Segundo a legislação dos EUA, Trump poderá vetar a resolução. Para derrubar o possível veto do presidente norte-americano é necessário que dois terços da Câmara e do Senado votem a favor.
No fim de 2024, o Partido Democrata já havia tentado aprovar resoluções semelhantes, cujo objetivo seria impedir ataques dos EUA contra a Venezuela em meio à escalada de tensão na região. Na época, membros do Partido Republicano conseguiram barrar a medida, já que controlam as duas casas legislativas do país.


