PUBLICIDADE

Câmeras corporais: tecnologia já captou mais de 10 petabytes de imagens no estado do Rio de Janeiro


PUBLICIDADE

20/12/2025 06h56

Câmeras corporais: tecnologia já captou mais de 10 petabytes de imagens no estado do Rio de Janeiro

Ana Luísa


Entre as possibilidades da tecnologia oferecida pela L8 Group estão reconhecimento facial, uso de inteligência artificial, entre outros

Mais de 168 milhões de arquivos e 10 petabytes. Essas são as quantidades de imagens armazenadas somente no Rio de Janeiro pela L8 Group desde janeiro de 2022, quando teve início o projeto de monitoramento com câmeras corporais pelas forças de segurança do estado. Entre os dados divulgados pela empresa também está o de que em 2025, até agora, foi registrado perda zero de imagens, e desde o início do projeto, há 3 anos, a quantidade de imagens não registradas ou perdidas foi de 0,00013%.

“Além disso, a L8 tem um sistema que permite o armazenamento das imagens por até um ano. É um sistema bem eficiente, altamente tecnológico que atende perfeitamente às necessidades de todas as forças de segurança. Hoje, além do Rio de Janeiro, também atendemos Minas Gerais e Rondônia, além da Polícia Federal e alguns municípios do Brasil”, conta Leandro Kuhn, CEO da L8, empresa de tecnologia especializada em cidades inteligentes e soluções de segurança pública.

O contrato entre o governo do Rio de Janeiro e a L8 teve início no Réveillon de 2022, quando as primeiras câmeras começaram a ser utilizadas. Em 2024, o contrato foi renovado e aditivado pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), totalizando 15.500 bodycams na PMERJ. “Ainda, durante o aditivo, foi disponibilizado sem custo para o estado do RJ a funcionalidade do reconhecimento facial e vem sendo contratado também um maior tempo de armazenamento de vídeos de rotinas”, explica Kuhn.

Outra funcionalidade é o acionamento automático do modo ocorrência por meio de API de integração com outros sistemas, implementação da busca por geolocalização de vídeos e alerta de obstrução de imagem. “A gente percebe que há um excelente aproveitamento do sistema nos locais que utilizam as bodycams. São câmeras que não desligam nunca e ainda há a capacidade de utilização de ferramenta de inteligência artificial para conversão dos diálogos em texto, trazendo ainda mais transparência”, diz o CEO.

Bodycams pelo Brasil

A mesma tecnologia utilizada no Rio de Janeiro também está presente em Rondônia. Desde 2024 a L8 possui contrato com o estado para o fornecimento de 550 câmeras corporais e 40 estações de carregamento para a Polícia Militar.

Já em Minas Gerais, a empresa forneceu 600 câmeras e 40 centrais de carregamento para a Polícia Militar em 2023. Neste contrato, a gestão e o armazenamento das imagens são de responsabilidade da corporação. Assim como em outros estados, os equipamentos têm capacidade de comunicação via 4G e WiFi, transmissão online das imagens, georreferenciamento em tempo real, áudio bidirecional, botão de emergência e funcionalidade de infravermelho.

“Temos contratos grandes, como o do Rio de Janeiro, e contratos menores, como é o caso do município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. É um sistema que atende todos os portes, com possibilidade de aquisição de itens separadamente. Não há dúvidas que é um sistema positivo e que, quando usado de forma segura e inteligente pode trazer benefícios para todos os envolvidos, Estado e população”, finaliza Kuhn.

Sobre a L8

O Grupo L8 agrega mais de 300 pessoas, que juntas implementaram com sucesso mais de 1 bilhão de reais em projetos em todo o Brasil. Com foco na inovação, na qualidade e na sustentabilidade com responsabilidade social, o Grupo L8 é composto pelas seguintes unidades de negócios: Energia, Telecomunicações, Segurança Eletrônica e Cibersegurança. Com mais de 10 anos de atuação no Brasil, e sólida experiência em projetos de grande porte, a L8 está alinhada com os principais fabricantes globais para cada um de seus segmentos. O Grupo L8 possui as certificações ISO 9001, ISO 27001, Certigov, e possui uma operação 24x7 a partir de um prédio com certificação LEED. www.l8group.net

 



 


 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE