04/12/2025 08h37
São Paulo sobe 11 posições e entra no Top 30 das cidades mais atrativas do mundo, segundo ranking da Kearney
Cidade paulista passa da 39ª para a 28ª colocação no Global Cities Index (GCI) 2025, principal ranking mundial de conectividade e influência global das metrópoles
Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador também figuram entre as 156 cidades mais promissoras do mundo Avanço de São Paulo e demais capitais brasileiras reflete aumento da atividade de negócios e o fortalecimento do comércio regional
As cinco primeiras colocações da lista são mantidas, nesta ordem, por Nova York, Londres, Paris, Tóquio e Singapura
São Paulo, 02 de dezembro de 2025 - A Kearney, uma das maiores consultorias globais de gestão de negócios, acaba de divulgar os resultados do Global Cities Index (GCI) 2025, estudo anual que mede o desempenho atual de 156 cidades em sua capacidade de atrair e reter investimentos, pessoas e ideias.
Nesta edição, o relatório destaca que, mesmo diante de um cenário global marcado por instabilidade geopolítica, tensões comerciais e transformações econômicas, as cidades que investem em infraestrutura digital, logística e capital humano têm conseguido converter desafios em oportunidades. A edição de 2025 reafirma a resiliência das grandes metrópoles e o fortalecimento de novos polos regionais — entre eles, as cidades latino-americanas.
Brasil em destaque
O Brasil teve desempenho expressivo no ranking deste ano. São Paulo subiu 11 posições, alcançando a 28ª colocação e entrando pela primeira vez no Top 30 global. O avanço foi impulsionado principalmente pela dimensão de Atividade de Negócios (Business Activity), na qual a cidade paulista também cresceu duas posições.
O destaque nacional, porém, vai além da capital paulista. Recife avançou 6 posições, Belo Horizonte 16 e Rio de Janeiro 8 nessa mesma dimensão, refletindo o fortalecimento da economia de serviços, da infraestrutura e das relações comerciais com a Ásia, especialmente com a China, que vem ampliando parcerias e fluxos de investimento com o Brasil.
Apesar dos resultados positivos em atividade de negócios, algumas capitais brasileiras recuaram ligeiramente no ranking geral. O Rio de Janeiro caiu de 66ª para 67ª posição, Belo Horizonte de 103ª para 104ª, Porto Alegre de 96ª para 101ª, e Salvador de 108ª para 110ª, enquanto Recife manteve-se estável em 111ª. Ainda assim, todas permanecem entre as 156 cidades mais promissoras do mundo, reforçando a presença do Brasil como um dos países com maior representatividade no índice.
“Os resultados deste ano mostram que o Brasil está se reposicionando no cenário global, com cidades que demonstram agilidade em investir em infraestrutura, inovação e serviços. O avanço de São Paulo no GCI é um sinal claro da vitalidade econômica do país e de sua crescente relevância internacional”, avalia Flavia Ribeiro, diretora da Kearney no Brasil.
Panorama global
No topo do ranking global, as cinco primeiras colocações foram mantidas em relação ao ano anterior: Nova York, Londres, Paris, Tóquio e Singapura continuam liderando o índice. A edição 2025 do GCI mostra, porém, que o conceito de liderança urbana está mudando: cidades emergentes como Almaty, Taipei e Rio de Janeiro avançam com rapidez, impulsionadas por investimentos em logística, infraestrutura e inovação.
“O fortalecimento das cidades latino-americanas, asiáticas e de mercados emergentes reforça uma tendência de redistribuição da influência global. A conectividade e a diversificação regional passam a ser fatores decisivos para o crescimento sustentável”, destaca Flavia.
Sobre o Índice Global
Medido desde 2008, o Global Cities Index é baseado em 31 métricas, divididas em cinco dimensões: volume de negócios (30%), capital humano (30%), troca de informações (15%), experiência cultural (15%) e engajamento político (10%).
Clique aqui para ver a íntegra do estudo Global Cities 2025
Sobre a Kearney
A Kearney é uma das maiores consultorias globais de gestão estratégica. Com presença em mais de 40 países, nossas pessoas nos fazem quem somos. Desde 1926, somos consultores de confiança das maiores organizações do mundo. A Kearney é uma empresa detida por sócios e tem o compromisso de ajudar clientes a alcançarem impacto imediato e aumentarem a vantagem relacionada às suas questões mais críticas.




