10/11/2025 11h05
Flamengo se une ao Instituto Vencer o Câncer e à Novartis no Novembro Azul
Campanha convida homens a colocarem a saúde em pauta e reforça a importância do diálogo e da rede de apoio no combate ao câncer de próstata
Com o objetivo de romper o silêncio sobre o câncer de próstata e incentivar o cuidado com a saúde masculina, o Instituto Vencer o Câncer lançou neste Novembro Azul a campanha “Entrevista Coletiva”, com apoio da Novartis Brasil e do Clube de Regatas do Flamengo. Com o mote “Falar é jogo. Cuidar é vencer.”, a campanha propõe um convite direto aos homens: colocar a saúde em pauta e superar os tabus que ainda cercam o tema, além de destacar o papel essencial da rede de apoio e dos cuidadores, como as parceiras e filhos nessa jornada.
A ação teve como ponto alto uma série de ativações de grande visibilidade no estádio do Maracanã, realizadas antes e durante a partida entre Flamengo e Santos, válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, no último domingo, dia 9/11. O objetivo foi transformar o estádio em uma verdadeira arena de conscientização, alcançando milhões de torcedores pelo Brasil.
“Nossa missão com esta campanha é abrir espaço para conversas que salvam vidas. O apoio do Flamengo e da Novartis amplia o alcance dessa mensagem, mostrando que cuidado também é um ato de atitude e responsabilidade. Com o ‘Entrevista Coletiva’ queremos incentivar as conversas sobre o câncer de próstata, dentro e fora do ambiente familiar”, ressalta o oncologista e cofundador do Instituto Vencer o Câncer, Dr. Fernando Maluf.
Estádio vira palco para a conversa sobre saúde
Antes da partida, o público presente no Maracanã foi impactado por uma série de ativações visuais e simbólicas que reforçam a mensagem central da campanha. A exibição do vídeo oficial foi feita nos telões do estádio e durante a transmissão ao vivo da Flamengo TV, acompanhada por comentários dos apresentadores sobre a importância da conscientização e do cuidado com a saúde masculina.
Durante o aquecimento das equipes, os jogadores do Flamengo entraram em campo utilizando o laço azul, símbolo internacional da campanha de conscientização sobre o câncer de próstata. A comunicação visual também foi reforçada com a exibição do mote da campanha — “Falar é jogo. Cuidar é vencer.” — nos painéis de LED que circulam o campo. A ação visou ampliar a lembrança da mensagem ao longo de todo o pré-jogo. Além disso, uma faixa com mensagem de prevenção e conscientização foi levada ao redor do gramado por profissionais da ação.
Um símbolo em campo: capitão com braçadeira personalizada
O momento mais simbólico da noite foi a entrada do capitão da equipe profissional com uma braçadeira exclusiva da campanha, vestindo a causa do cuidado da saúde masculina em nome de milhões de torcedores.
“Buscar maneiras impactantes de falar sobre a saúde masculina é um passo fundamental pra gerar consciência e autocuidado. Estar presente em um momento como esse é uma forma concreta de promover o cuidado e gerando interesse com a saúde”, ressalta Bianca Cormanich, Diretora de Oncologia da Novartis Brasil.
Sobre a Novartis
A Novartis está reimaginando a medicina para melhorar e ampliar a vida das pessoas. Como empresa líder global em medicamentos, utilizamos ciência inovadora e tecnologias digitais para criar tratamentos transformadores em áreas de grande necessidade médica. Em nossa busca por novos medicamentos, estamos constantemente classificados entre as principais empresas do mundo que investem em pesquisa e desenvolvimento. Os produtos da Novartis alcançam mais de 750 milhões de pessoas em todo o mundo e estamos encontrando maneiras inovadoras de expandir o acesso aos nossos tratamentos mais recentes. Cerca de 105 mil pessoas de mais de 140 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo. Saiba mais em www.novartis.com.
Sobre o Instituto Vencer o Câncer
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em três pilares: informação de excelência e educação para prevenção do câncer; implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos e articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer. Conheça o trabalho do Instituto Vencer o Câncer em https://vencerocancer.org.br/
Sobre o Clube de Regatas Flamengo
Fundado em 1895, o Clube de Regatas do Flamengo é mais do que um time de futebol: é um símbolo nacional, um fenômeno cultural e uma paixão que une gerações em todo o Brasil. Com mais de 45 milhões de torcedores, o Flamengo é a maior torcida de clube do mundo — uma verdadeira nação. Reconhecido por sua história, conquistas e torcida apaixonada, o clube se tornou referência em gestão esportiva, engajamento digital e conexão com os fãs ao redor do mundo.
O Flamengo é o único grande clube do Brasil com estrutura esportiva de alto rendimento. São cerca de 1.500 atletas em 10 modalidades, sem contar que nos últimos 10 anos, formou mais de 5.000 esportistas em categorias de base.


Juliana Vieira
tel: +55 (11) 3066-7773
Edelman SP | Rua Fradique Coutinho, 50, 12º andar – Pinheiros, SP
www.edelman.com.br



