10/11/2025 10h03
Richard Rasmussen estreia websérie Pequenos Grandes Monstros
A série mostra como diversas pragas atacam as lavouras brasileiras, reduzindo a produtividade, elevando custos e colocando em risco o abastecimento de alimentos no país e no mundo
A IHARA, referência em pesquisa e desenvolvimento de defensivos agrícolas, lança a websérie Pequenos Grandes Monstros, apresentada pelo biólogo e apresentador Richard Rasmussen. De forma educativa e acessível, o conteúdo une conhecimento técnico, campo e ciência em uma linguagem clara e envolvente, aproximando o público em geral dos desafios reais enfrentados na produção de alimentos.
Com episódios dedicados a grandes cultivos do agronegócio como soja, café, cana-de-açúcar, pastagem, entre outros, a websérie mostra como os insetos, fungos e plantas daninhas ameaçam as lavouras brasileiras e como a inovação tecnológica tem um papel fundamental no controle desses “monstros” detratores de produtividade, entre eles percevejo, cigarrinha, bicho-mineiro, carrapato-do-boi, dentre outros.
Além das gravações em campo, Richard também visitou a fábrica da IHARA, onde conheceu as etapas de desenvolvimento de defensivos agrícolas, desde a pesquisa até a formulação final, reforçando que a inovação e a segurança caminham lado a lado na criação de soluções modernas para a proteção das lavouras, assegurando o futuro do agronegócio brasileiro e produção de alimentos.
“Queremos aproximar o público da realidade no campo, mostrando que o controle de pragas é essencial para garantir produtividade, sustentabilidade e segurança alimentar. A websérie foi criada para informar sobre os desafios enfrentados nas lavouras e destacar como as novas tecnologias contribuem para o manejo eficiente em diferentes culturas”, explica a coordenadora de Comunicação da IHARA, Eliana Tashiro.
Os episódios de Pequenos Grandes Monstros serão lançados no canal oficial da IHARA no YouTube e nas redes sociais da empresa. Para conferir o primeiro da série, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=QIaCuUGtPdU&t=13s
Primeiro episódio: bicudo da cana-de-açúcar
O primeiro episódio da websérie aborda um desafio crítico para o setor sucroalcooleiro brasileiro: o bicudo da cana-de-açúcar (Sphenophorus levis), um inseto que destrói silenciosamente os canaviais e causa prejuízos milionários, ameaçando a produção de etanol e açúcar no país.
O apresentador Richard Rasmussen mostra em campo como esse inseto danifica plantações de cana-de-açúcar, afeta o rendimento dos colmos e impõe riscos à cadeia produtiva. Dos nove milhões de hectares de cana plantados no Brasil, cerca de seis milhões sofrem infestação pelo Sphenophorus levis, responsável por perdas significativas na cultura.
“Quando um besouro compromete parte da safra de cana-de-açúcar, o impacto não está só no campo, mas também repercute na volatilidade do etanol, no açúcar disponível para o mercado e, em última instância, no bolso do consumidor”, comenta Rasmussen.
Para enfrentar o problema, o apresentador, acompanhado de um especialista da IHARA, explica sobre a tecnologia ZEUS, uma molécula inovadora desenvolvida especialmente para combater tanto o inseto adulto quanto a larva. O produto oferece ação prolongada, poder de choque e efeito residual, garantindo resultados consistentes no campo. Além do bicudo, a tecnologia também controla outras pragas em diferentes cultivos.
O episódio reforça que compreender a biologia dos insetos e as condições que favorecem sua proliferação é essencial para desenvolver soluções que protejam as lavouras, assegurando produtividade, sustentabilidade e competitividade ao agronegócio brasileiro.
Sobre a IHARA
A IHARA é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento que há 60 anos leva soluções para a agricultura brasileira, setor no qual é reconhecida como fonte de inovação e tecnologia japonesa como uma marca que tem a credibilidade e a confiança dos seus clientes. A empresa conta com um portfólio completo de fungicidas, herbicidas, inseticidas, biológicos, acaricidas e produtos especiais somando mais de 60 soluções que contribuem para a proteção de mais de 100 diferentes tipos de cultivos, colaborando para que os agricultores possam produzir cada vez mais alimentos, com mais qualidade e de forma sustentável. Em 2022, a IHARA ingressou no segmento de pastagem, oferecendo soluções inovadoras para o pecuarista brasileiro. Para mais informações, acesse o site da IHARA.




