05/11/2025 08h44
Negócios digitais seguem como aposta certeira para empreender ainda em 2025
Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) aponta que o comércio online deve movimentar R$ 224,7 bilhões em 2025
Com o avanço das plataformas de automação e a consolidação do consumo digital no Brasil, empreender online segue como uma das opções para quem deseja iniciar um negócio ainda em 2025. De acordo com a projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor deve movimentar R$ 224,7 bilhões em 2025. O crescimento das vendas por meio de canais como WhatsApp e marketplaces vem ampliando o acesso de novos empreendedores ao mercado, oferecendo modelos mais enxutos, de rápida implantação e retorno. Nesse sentido, soluções digitais se destacam por permitirem operação quase que imediata, sem necessidade de ponto físico ou grandes estruturas, o que gera redução de custos e acelera o início das atividades operacionais.
De acordo com Marcos Schütz, CEO da VendaComChat, licenciadora especializada em automação de vendas via WhatsApp, o mercado digital vive uma nova fase. “As pessoas entenderam que a tecnologia não é mais uma alternativa, e sim o próprio centro da operação. A automação se tornou uma ponte direta entre marcas e clientes, com resultados visíveis e custos muito menores do que os canais tradicionais”, afirma.
Com o crescimento de investidores nesse segmento e das novas demandas por conveniência e personalização, o executivo afirma que a expectativa é que o mercado de automação de vendas e atendimento digital siga acelerando em 2026, impulsionado também pelo comportamento do consumidor que hoje prioriza praticidade, rapidez e experiências simplificadas. “Esse movimento deve continuar gerando oportunidades para empreendedores de diferentes perfis e regiões, especialmente em modelos de operação digital, escaláveis e de baixo custo. Isso cria um ecossistema favorável para quem deseja empreender com soluções digitais acessíveis, rentáveis e de impacto direto na rotina das empresas”, ressalta Schütz.
Para o especialista, esse investimento deixou de ser apenas um diferencial e passou a ser uma necessidade estratégica para quem busca eficiência e escalabilidade. “Investir em automação é recompensar tempo, produtividade e previsibilidade. Quando processos repetitivos são automatizados, o empreendedor ganha liberdade para focar em estratégia e crescimento, enquanto a tecnologia trabalha 24 horas por ele”, complementa o especialista.
Sobre a VendaComChat
Fundada em 2022, a VendaComChat é uma licenciadora especialista em automação de WhatsApp e consultoria comercial, que oferece uma metodologia exclusiva para capacitar empreendedores a melhorar o atendimento, engajamento e vendas de comércios locais.
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