PUBLICIDADE

Cordilheira do Espinhaço: um roteiro de ecoturismo em Minas Gerais


PUBLICIDADE
  • mell280

01/11/2025 11h29

Cordilheira do Espinhaço: um roteiro de ecoturismo em Minas Gerais

GOVERNO DE MINAS


 Entre as serras que desenham o horizonte mineiro, a Cordilheira do Espinhaço se impõe como uma das paisagens mais fascinantes do país. Com 1.200 quilômetros de extensão, conectando 172 municípios de Minas Gerais, o conjunto montanhoso forma um corredor natural de biodiversidade, cultura e fé.  Reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera, a serra do Espinhaço abriga um mosaico de parques e reservas ambientais que colocam a região como um dos principais destinos de ecoturismo do país. 

 

Nesse sentido, o governo de Minas Gerais vem investindo na promoção do local como uma grande rota para o turismo sustentável. A proposta é integrar comunidades locais e conservar os recursos naturais, estimulando a visita responsável. 

Santuário do Caraça 

O Santuário do Caraça, localizado entre Catas Altas e Santa Bárbara, é um dos destinos mais emblemáticos da Cordilheira do Espinhaço. Fundado no século XVIII, o antigo colégio e seminário abriga um espaço para hospedagem, museu e trilhas ecológicas. Uma conexão entre o Divino e a natureza com edifícios históricos, como a igreja neogótica com vitrais franceses, sendo que o prédio central foi doação de Dom Pedro II. 

O Parque ainda possui áreas de transição entre Cerrado e Mata Atlântica espalhadas pela Serra do Espinhaço, em altitudes entre 1300 e 2000 metros. Os visitantes podem aproveitar o santuário com os espaços religiosos, além das cachoeiras, piscinas naturais, grutas e trilhas de duração e dificuldade variadas. A entrada varia de R$ 35 a R$ 45. 

O complexo reúne mais de 12 trilhas sinalizadas, como a Trilha da Cascatona, com 6 km até uma das maiores cachoeiras da região, e a Trilha do Banho Grande, mais leve e ideal para famílias. 

Trilhas por cachoeiras 

A poucos quilômetros dali está o Parque Nacional da Serra do Gandarela. Criado em 2014 e administrado pelo ICMBio, o parque localizado na Cordilheira do Espinhaço, protege um importante conjunto de nascentes que abastecem a região metropolitana de Belo Horizonte. Entre cachoeiras, mata fechada e mirantes, o parque tem um imenso potencial turístico, reforçado pela facilidade de acesso a partir de Belo Horizonte ou Ouro Preto e região. Além disso, é possível observar cerca de 311 espécies de aves registradas na área do parque. Sendo que, 10 delas encontram-se ameaçadas de extinção. Traga seu binóculo, curiosidade, um pouco de silêncio, paciência e aprecie essa experiência única. 

 

As trilhas que levam ao Poço Azul oferecem caminhadas de nível moderado e contato direto com águas cristalinas, sendo ideais para ecoturismo e fotografia de natureza. Um verdadeiro tesouro da Cordilheira do Espinhaço. Já o Parque Estadual de Grão Mogol, localizado na Serra Geral da Cordilheira do Espinhaço, é um destino ideal para os entusiastas da natureza e da aventura. Com destaque para a Trilha do Barão, Gruta Lapa da Água Fria e Cachoeira Véu das Noivas, entre outras paisagens naturais mantidas dentro da Unidade de Conservação.

 

Com clima ameno e agradável, a Cordilheira do Espinhaço é um destino ideal em qualquer época do ano. A altitude proporciona temperaturas moderadas, garantindo conforto durante as aventuras ao ar livre, seja explorando trilhas, descobrindo cachoeiras ou simplesmente relaxando em meio à natureza. Aproveite para conhecer e se apaixonar por esse pedaço especial do Brasil.

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

Notícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE