PUBLICIDADE
- mell280
30/10/2025 05h45
Após devastar a Jamaica, furacão Melissa perde força e chega a Cuba
Já enfraquecido, o furacão atingiu a província de Santiago de Cuba com ventos máximos de 195 km/h
Laura Braga
Após devastar a Jamaica como um dos furacões mais fortes já registrados no Atlântico, o furacão Melissa atingiu Cuba na madrugada desta quarta-feira (29/10), segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, sigla em inglês). No entanto, ele perdeu força e atingiu a ilha, na província de Santiago de Cuba, como tempestade de categoria 3.
Conforme o órgão, os ventos máximos sustentados foram de aproximadamente 195 km/h. Milhares de pessoas foram evacuadas para abrigos. Um alerta de furacão estava em vigor para as províncias de Granma, Santiago de Cuba, Guantánamo, Holguín e Las Tunas.
“Situação assustadora”: veja o poder de destruição do furacão Melissa
Furacão Melissa se aproxima da Jamaica com força total; já há 3 mortes
Vídeo mostra olho do furacão Melissa, que atinge o mar do Caribe
Caribe: furacão Melissa vai à categoria de “catástrofe” e causa mortes
Avisos metereológicos
Na manhã dessa terça-feria (28/10), o Melissa apresentava ventos máximos sustentados de 193 km/h e deslocava-se para nordeste a 16 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões em Miami. O centro do furacão estava localizado a 32 quilômetros a leste de Chivirico e a cerca de 97 quilômetros em Guantánamo, Cuba.
As previsões indicavam que Melissa cruzaria a ilha durante a manhã desta quarta e avançaria em direção às Bahamas ainda hoje. A chuva intensa contínua pode causar enchentes catastróficas e deslizamentos de terra, alertaram meteorologistas norte-americanos. Um alerta de furacão também estava em vigor para Bermudas.


