- mell280
19/10/2025 07h26
"Resolver uma crise climática só é possível em um ambiente de cooperação", diz a ministra Marina Silva em Encontro Anual da Fundação Lemann
- Evento reúne cerca de 400 membros da Rede de Líderes Fundação Lemann, neste sábado (18/1), em mesas de debates sobre temas diversos, como gestão pública, educação e economia;
- Grupo é composto por lideranças comprometidas com agendas de interesse público e de impacto social de todo o país e potencializado pela Fundação Lemann a partir de encontros, formações e oportunidades de conexão e desenvolvimento profissional
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, participou neste sábado (18/10), da 8ª edição do Encontro Anual de Líderes da Fundação Lemann, realizado em São Paulo (SP). De forma virtual, a ministra falou sobre os desafios das mudanças climáticas no mundo e a importância de lideranças neste contexto. Ela também destacou o que espera da realização da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) que será realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém, no Pará.
“Resolver uma crise climática só é possível em um ambiente de cooperação”, disse a ministra, reforçando: “Eu espero que a gente saia da COP 30 lastreado para que o multilateralismo climático ganhe força e potência na agenda de implementação para os próximos 10 anos, como foi com o Acordo de Paris”.
Marina Silva lembrou da importância das lideranças no contexto atual e qual o perfil de líder necessário diante das mudanças do clima. “Precisamos de uma liderança ética, colaborativa e sustentável para tratar de algo que não terá uma resposta vindo de uma única região ou pessoa, mas da própria humanidade. A nova liderança deve operar como um catalisador, um fluxo e não como sujeito único. Não existe mais a ideia de que uma pessoa lidera tudo. Líder não se coloca sobre o grupo porque uma hora lidera o processo e na outra é liderado. Cada vez mais as tecnologias vão exigir uma liderança fluida e não cartesiana”.
A ministra também destacou que o Brasil já é referência em sustentabilidade, como em transição energética, com os biocombustíveis e os compromissos de combate ao desmatamento. “Tivemos redução de desmatamento de 46% na Amazônia e 32% no Brasil inteiro. Não podemos nos contentar com o resultado alcançado, a meta é desmatamento zero até 2030”.
Marina Silva ainda reforçou que neste momento em que os desafios globais são amplos e em diversas áreas, é necessário que todos estejam envolvidos, independentemente de ideologias. “Todos são necessários, uns serão progressistas, outros conservadores, mas todos terão que ser ‘sustentabilistas’ - palavra que tenho usado. Só os negacionistas não podem prosperar, porque realmente será a destruição. Essa nova liderança que está emergindo é a esperança de que a vida busca a vida”, concluiu a ministra.
O Encontro Anual de Líderes da Fundação Lemann tem como tema “A nossa conexão transforma o Brasil”. Além da ministra, participará neste sábado Mike Strautmanis, Diretor de Assuntos Corporativos da Obama Foundation, organização sem fins lucrativos criada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a ex-primeira-dama, Michelle Obama, e outros. O fechamento será com a judoca brasileira Beatriz Souza, campeã olímpica.
Sobre a Rede de Líderes da Fundação Lemann
A Rede de Líderes da Fundação Lemann é uma comunidade formada por 783 lideranças comprometidas, a partir de diferentes visões de mundo, com a construção de soluções para os principais desafios públicos e sociais do Brasil. A proposta do grupo é de proporcionar trocas qualificadas entre pessoas com experiências diversas, para que cresçam com o aprendizado do outro e contribuam ainda mais com o Brasil.
Entre as atividades viabilizadas pela Fundação Lemann para que os membros da Rede potencializem o impacto de sua atuação estão a promoção de eventos, como o Encontro Anual e o Aquilomba, programas de mentoria entre membros e de desenvolvimento de lideranças, formações antirracistas, newsletters semanais e rodas de conversa.
Sobre a Fundação Lemann
A Fundação Lemann é uma organização filantrópica familiar, independente e apartidária, que desde 2002 fortalece a educação pública e apoia o desenvolvimento de lideranças diversas e representativas. Juntos, somamos forças com organizações, especialistas e Centros de Pesquisa, investimos em iniciativas inovadoras e produzimos conhecimento aplicado para impulsionar mudanças sistêmicas. Até 2031, nossas ações estão focadas na alfabetização na idade certa, na recomposição das aprendizagens com equidade racial e na conexão de lideranças comprometidas com a transformação do Brasil.
Para saber mais sobre a Fundação Lemann acesse o site e Relatório Anual 2024.
Mais informações:
Assessoria de imprensa da Fundação Lemann - Analítica Comunicação
Camila Lopes – camila.lopes@analitica.inf.br - cel. 14 99735-5514
Isabela Miranda – isabela.miranda@analitica.inf.br – cel. 11 99147-6327

