- mell280
02/10/2025 07h33
Fundação FHC lança documento com propostas para aprimoramento do STF
Documento foi elaborado a partir da interlocução com um grupo de renomados juristas e cientistas sociais brasileiros e visa contribuir para o aprimoramento da jurisdição constitucional brasileira
A polarização crescente levou o Supremo Tribunal Federal a ganhar nos últimos anos um protagonismo inédito na cena política brasileira. Com a ascensão ao poder de lideranças hostis à Constituição, a partir de 2018, o STF desempenhou papel essencial na defesa da democracia. Em face desse protagonismo, tem tido sua autoridade submetida a crescente contestação.
A preocupação em preservar o STF como guardião das regras fundamentais do jogo democrático levou a Fundação Fernando Henrique Cardoso a reunir um grupo de juristas e cientistas sociais com a intenção de propor medidas que visam contribuir para o aprimoramento da jurisdição constitucional brasileira. Em tempos de regressão do constitucionalismo democrático em várias partes do mundo, é fundamental que todos os esforços sejam feitos para a preservação da independência e da autoridade dos tribunais constitucionais.
O documento “A Responsabilidade pela Última Palavra: contribuição para o aperfeiçoamento institucional da jurisdição constitucional brasileira” – coordenado pelos constitucionalistas Oscar Vilhena Vieira (membro do Conselho da Fundação FHC) e Ana Laura Barbosa e pelo cientista político Sergio Fausto (diretor geral da Fundação FHC) – já está disponível para download gratuito no site da Fundação FHC.
Todas as propostas sugeridas no documento podem ser implementadas por decisão do próprio Supremo, sem a necessidade de mudanças legislativas ou constitucionais. As sugestões estão subdivididas em três espécies:
(i) sugestões que têm por objetivo o fortalecimento da colegialidade e o aprimoramento do processo deliberativo;
(ii) sugestões voltadas à melhoria do sistema de precedentes e da relação do STF com as demais instâncias do sistema de justiça; e
(iii) sugestões voltadas ao fortalecimento da imagem pública e reputação do tribunal, como esfera imparcial de aplicação do direito.
Os coordenadores Oscar Vilhena Vieira e Sergio Fausto estão disponíveis para entrevistas, assim como os seguintes colaboradores do projeto: Antonio Cezar Peluso (ministro aposentado do STF), Miguel Reale Júnior (ex-ministro da Justiça), José Eduardo Cardozo (ex-ministro da Justiça) e Virgílio Afonso da Silva (professor titular da USP).
Para agendar entrevistas, contate Otávio Dias pelo e-mail otavio.dias@fundacaofhc.org.br ou celular/Whatsapp +55 11 98536-5198.
Lançamento: A Responsabilidade da Última Palavra: Coordenadores: Oscar Vilhena Vieira, Ana Laura Barbosa e Sergio Fausto Revisão: Otávio Dias Projeto Gráfico: Felipe Martins / Diagramação: Bruno Ortega |
Sem fins lucrativos e apartidária, a Fundação FHC tem como missão promover uma democracia de melhor qualidade, baseada em uma cidadania informada, comprometida com o bem comum e aberta ao diálogo. Atua como um think tank dedicado ao debate público e à produção e à disseminação de conhecimento sobre os desafios do desenvolvimento e da democracia no Brasil, em sua relação com o mundo. Além disso, a entidade preserva, descreve e disponibiliza ao público o acervo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, reunido durante sua carreira acadêmica e política, da Dra. Ruth Cardoso e de outras figuras públicas ligadas ao casal. São cerca de 130 mil itens digitalizados, incluindo documentos textuais, iconográficos, sonoros e audiovisuais, livros e objetos, grande parte deles disponível online, gratuitamente.