PUBLICIDADE

Estádio neutro pode ser solução para regra de torcida única em São Paulo em jogos da Copa do Brasil


PUBLICIDADE
  • mell280

02/10/2025 06h52

Estádio neutro pode ser solução para regra de torcida única em São Paulo em jogos da Copa do Brasil

Natasha Guerrize


Medida surgiu em decorrência dos diversos confrontos que ocorreram antes e depois da partida entre Corinthians e Palmeiras

A adoção de torcida única em São Paulo, em vigor desde 2016, volta ao debate após o anúncio de mudanças no calendário propostas pela CBF nesta última quarta-feira (1º).

Isso porque, a partir do próximo ano, a Copa do Brasil passará a ter decisão em jogo único, levantando dúvidas sobre a realização da partida em território paulista caso dois clubes do estado cheguem à final.

De acordo com Felipe Crisafulli, sócio do Ambiel Bonilha Advogados e especialista em Direito Desportivo, tudo vai depender da forma como se dará a determinação do local onde se realizará a final da Copa do Brasil.

“Se isso ocorrer após já sabermos os clubes que a disputarão, é possível que a CBF, de fato, opte por outra praça, um estádio “neutro”, a fim de superar essa dificuldade causada pela necessidade de torcida única e, assim, evitar “beneficiar” um clube em detrimento de outro”, explica o advogado.

Entretanto, se a escolha da sede for feita com antecedência – por exemplo, antes do início da temporada, como acontece na Libertadores e na Liga dos Campeões – e no local não se admitir a presença de mais de uma torcida, “a CBF terá de resolver esse “problema” na época em que ele de fato surja, isto é, após a definição dos finalistas da competição”, acrescenta Crisafulli.

Em vigor há quase uma década, a medida surgiu em decorrência dos diversos confrontos que ocorreram antes e depois da partida entre Corinthians e Palmeiras, no Pacaembu, pelo Paulistão daquele ano. Na ocasião, dezenas de membros de torcidas organizadas foram detidos e o Ministério Público solicitou à Federação Paulista de Futebol (FPF) que determinasse que os clássicos ocorressem com a presença de uma única torcida nos estádios paulistas, o que foi prontamente acatado pela Federação, após reunião com a Secretaria de Segurança Pública.

“Avaliar se a medida se mostrou eficaz é sempre muito complicado, pois, se de um lado temos os bons argumentos dos clubes, que entendem essencial a presença dos torcedores nessas partidas, fazendo toda a sua festa nos estádios, incentivando as equipes, cantando as suas músicas, por outro temos a questão da segurança – e, no entendimento dos órgãos responsáveis, tem sido salutar a presença de apenas uma torcida como forma de evitar confrontos entre as torcidas rivais nos clássicos estaduais. É uma discussão eterna, quase sem fim, mas que, sem dúvida, o ideal seria o Poder Público garantir a segurança de todos e, portanto, liberar a presença de mais de uma torcida nesse tipo de jogos, tal qual vemos acontecer, por exemplo, no Rio de Janeiro, cujos clássicos contam sempre com a presença das torcidas de ambos os clubes”, conclui o especialista.

Informações à imprensa 

Sobre a M2 Comunicação Jurídica   

A M2 Comunicação Jurídica é uma agência especializada nos segmentos econômico e do Direito. Contamos com diversas fontes que atuam em âmbito nacional e internacional, com ampla vivência nos mais diversos assuntos que afetam a economia, sociedade e as relações empresariais 

 

 

 

Felipe Crisafulli é advogado do Ambiel Bonilha Advogados e especialista em Direito Desportivo
Felipe Crisafulli é advogado do Ambiel Bonilha Advogados e especialista em Direito Desportivo
Divulgação/M2 Comunicação




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE