PUBLICIDADE
- mell280
29/09/2025 12h21
Chuvas intensas, ventos fortes e granizo atingem MS a partir desta segunda
Viviane Oliveira
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou aviso de tempestade válido a partir desta segunda-feira (29), às 18h, até terça-feira (30), às 10h. O alerta é para chuvas entre 20 e 30 mm (milímetros), podendo chegar a 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de granizo.
Entre os riscos potenciais estão corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos. Em caso de rajadas de vento, o instituto recomenda: não se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), de segunda-feira a quarta-feira, a previsão indica sol com variação de nebulosidade, mas nas regiões oeste, sudoeste e centro-sul há possibilidade de chuvas fracas a moderadas, embora ocorram de forma irregular. Pontos isolados podem registrar tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, devido ao intenso transporte de ar quente e úmido e à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica.
A chegada de uma frente fria na quarta-feira (dia 1º) deve deixar as temperaturas máximas mais amenas, principalmente no extremo sul do Estado. As mínimas e máximas previstas por região são: Sul (Ponta Porã), Conesul (Iguatemi) e Grande Dourados: mínimas de 18°C a 21°C, máximas de 25°C a 35°C. Sudoeste e Pantanal: mínimas de 19°C a 26°C, máximas de 27°C a 38°C. Bolsão (Paranaíba, Três Lagoas), Leste (Anaurilândia) e Norte (Coxim, Camapuã): mínimas de 22°C a 25°C, máximas de 34°C a 40°C. Campo Grande: mínimas de 20°C a 25°C, máximas de 32°C a 35°C. Os ventos devem variar entre 30 e 50 km/h, com possibilidade de rajadas acima de 50 km/h em pontos isolados.
Embora Campo Grande e Dourados não estejam no alerta oficial do Inmet, a Defesa Civil local reforçou o aviso de possível tempestade, incluindo ventos intensos, granizo, danos em plantações, alagamentos e queda de galhos de árvores.
veja também
Do álbum de figurinhas à blockchain